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Tipo do documento: Dissertação
Title: Avaliação do Retorno Social do Investimento: Um Estudo de Caso do CTSA do IFAM/Campus Tefé
Authors: Demosthenes, Leandro Alberto da Cruz
Orientador(a): Toda, Favio Akiyoshi
Primeiro membro da banca: Toda, Favio Akiyoshi
Segundo membro da banca: Rocha, Saulo Barroso
Terceiro membro da banca: Lima, Daniella Munhoz da Costa
Keywords: Retorno Social do Investimento (SROI);Teoria da mudança;Avaliação de impacto social;Educação profissional e tecnológica.;Social Return On Investment (SROI);Theory of Change;Social impact evaluation;Professional and technological education
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 11-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: DEMOSTHENES, Leandro Alberto da Cruz. Avaliação do Retorno Social do Investimento: Um Estudo de Caso do CTSA do IFAM/Campus Tefé. 2024. 155 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.
Abstract: O presente estudo tem por finalidade avaliar o retorno social do investimento aplicado ao curso técnico subsequente promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Tefé, conforme metodologia de análise Social Return On Investment (SROI). O objetivo desta pesquisa é compreender o retorno social do investimento no curso técnico na forma subsequente em agroecologia desenvolvido no IFAM/Campus Tefé. Quanto aos aspectos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada a um estudo de caso, de abordagem quantitativa ao mensurar o SROI do projeto e qualitativa na descrição de impactos pelos stakeholders. O levantamento de dados foi constituído de pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas semiestruturadas e questionários a fim de avaliar os impactos sociais nos stakeholders do curso. Para tratamento e análise dos dados, foi adotado ferramenta do pacote gratuito de editores de documentos baseado na Web oferecido nas redes de computadores, também aplicando a formatação do mapa de valor do SROI para organização das informações das fórmulas de retorno de investimento para definição da razão SROI. Apesar de a metodologia SROI possuir algumas limitações quanto a sua aplicabilidade no que tange à quantificação e monetização de benefícios sociais por ainda encontrar-se em processo de expansão e aprimoramento, a metodologia possui aplicabilidade adequada a instituição analisada, por introduzir metodologias de análise de retorno social ao escopo estratégico da instituição, fornecendo amparo para suas ações e objetivos de forma quantitativa, além de crescente aplicação no campo da área de serviços assistenciais do terceiro setor. As contribuições práticas desta pesquisa estão na ampliação de mecanismos de transparência e prestação de contas de recursos públicos, justificação de investimento na área do ensino público e expansão da Rede Federal de educação profissional e tecnológica. Quanto as contribuições teóricas estão no desenvolvimento de estudos sobre SROI e de metodologias capazes de avaliar o impacto social de programas, projetos e intervenções, públicas e privadas, contribuindo com mais uma aplicação fortalecendo seus conceitos, e apresentando conhecimentos explícitos oriundos de sua aplicação. A originalidade da pesquisa está alinhada ao contexto geográfico e cultural da região em que o curso é desenvolvido, bem como o impacto da agroecologia em comunidades remotas, no que tange à manutenção da vida através de práticas agro sustentável, preservação do bioma amazônico e na aplicação de ferramentas de avaliação e mensuração de retorno social no contexto Amazônico. Ao final, esta pesquisa apresentou uma análise da relação entre os impactos sociais sobre o retorno do investimento social promovido pelo curso, apurando-se um valor sobre o retorno social do investimento de 0,51. Embora o resultado encontrado para o SROI não é acima de 1,0, considera-se que mesmo diante da pandemia da COVID que avassalou o país e o mundo, os resultados observados por meio das entrevistas entre os poucos estudantes formados apresentaram resultados significativos e impactantes para a sociedade, o que justifica a sua continuidade e crescimento para o desenvolvimento regional da cidade de Tefé.
Abstract: The present study aims to evaluate the social return on investment applied to the subsequent technical course offered by the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Amazonas (IFAM), Campus Tefé, following the Social Return On Investment (SROI) analysis methodology. The objective of this research is to understand the social return on investment in the subsequent technical course in agroecology developed at IFAM/Campus Tefé. Regarding the methodological aspects, this research is characterized as an applied case study, with a quantitative approach in measuring the project's SROI and a qualitative approach in describing impacts from stakeholders. Data collection consisted of bibliographic and documentary research, semi-structured interviews, and questionnaires to assess the social impacts on the course's stakeholders. For data processing and analysis, a tool from the free web-based document editing package was adopted, along with the formatting of the SROI value map for organizing information related to investment return formulas to define the SROI ratio. Although the SROI methodology has some limitations regarding its applicability— particularly in the quantification and monetization of social benefits, as it is still in a process of expansion and improvement—the methodology proves to be adequately applicable to the analyzed institution. It introduces social return analysis methodologies into the institution's strategic scope, providing quantitative support for its actions and objectives, in addition to its growing application in the field of third-sector social service programs. The practical contributions of this research lie in expanding transparency mechanisms and accountability for public resources, justifying investment in public education, and supporting the expansion of the Federal Network of Professional and Technological Education. The theoretical contributions involve the development of studies on SROI and methodologies capable of evaluating the social impact of programs, projects, and interventions, both public and private. This study further strengthens SROI concepts and presents explicit knowledge derived from its application. The originality of this research is aligned with the geographical and cultural context of the region where the course is developed, as well as the impact of agroecology on remote communities, particularly regarding the maintenance of life through sustainable agricultural practices, the preservation of the Amazon biome, and the application of social return assessment and measurement tools in the Amazonian context. Ultimately, this study analyzed the relationship between social impacts and the social return on investment promoted by the course, finding an SROI value of 0.51. Although the SROI result did not exceed 1.0, it is considered that, despite the devastating impact of the COVID-19 pandemic on the country and the world, the results observed through interviews with the few graduates showed significant and impactful effects on society. This justifies the course's continuity and expansion as a means of fostering the regional development of the city of Tefé.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23116
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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