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Tipo do documento: Dissertação
Title: Capacitação e desenvolvimento gerencial: uma proposta para servidores da alta gestão do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Amazonas – IFAM
Other Titles: Training and managerial development: a proposal for the federal institute of education, Science and Technology of Amazonas – IFAM upper-level managers.
Authors: Bernhard, Carla Condé Marques e Oliveira.
Orientador(a): Villardi, Beatriz Quiroz
Primeiro membro da banca: Villardi, Beatriz Quiroz
Segundo membro da banca: Silva, Hudson Santos da
Terceiro membro da banca: Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo
Keywords: Competências gerenciais;aprendizagem gerencial;Institutos Federais de Educação;desenvolvimento de competências gerenciais;alta gestão;Managerial Competencies;managerial learning;competency development;upper-level managers
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 21-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: BERNHARD, Carla Condé Marques e Oliveira. Capacitação e desenvolvimento gerencial: Uma Proposta para servidores da Alta Gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. 2023. 181 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) criado pela Lei no 11.892/2008, é formado pela reitoria, definida como órgão executivo, composto por um Reitor e por cinco Pró-Reitores, e pelos campi e campi avançados, que são dirigidos por Diretores Gerais constituindo esta, a sua alta gestão. Por meio de uma estrutura organizacional multicampi e descentralizada, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e reitoria, exceto pessoal, encargos sociais e benefícios a servidores (MEC, 2018). Os gestores da alta gestão do IFAM são ordenadores de despesa, responsáveis, em 2022, pela execução de um orçamento de R$ 410.893.259,00; pela gestão de 1.844 servidores e 11.997 matrículas ativas segundo dados do Relatório de Gestão de 2021 e 2022. Sem contar com oferta prévia de capacitação específica para o exercício dos cargos da alta gestão, estes gestores iniciam o exercício de suas atividades sendo demandados sobre questões gerenciais alheias a sua formação de origem. E a gerenciar desafiados pela logística amazônica que impõe mais obstáculos tais como: (i) dificuldade em reter servidores, que tomam posse e entram em exercício com a intenção de solicitar serem removidos ou, por não se adaptarem à realidade dos locais onde os campi se situam, o que gera uma rotatividade que desestabiliza o quadro de servidores; (ii) dificuldade para a aquisição de produtos e serviços, realização de obras e manutenções, que têm embutido em seu valor o custo amazônico; (iii) dificuldade orçamentária, porque o custo amazônico não é considerado na definição e distribuição do orçamento pelo MEC; (iv) dificuldade de execução do planejamento mesmo diante das adversidades da região amazônica, entre outras. Neste contexto organizacional, esta pesquisa visou a formular um programa de capacitação de gestores do IFAM específico aos cargos da alta gestão. Para tanto foi feito levantamento das competências gerenciais desenvolvidas e requeridas destes gestores, e a identificação das formas de capacitação, de aprendizagem e de desenvolvimento de competências condizentes com a realidade laboral destes gestores. Para alcançá-lo, foram entrevistados 10 gestores e ex-gestores da alta gestão do IFAM e 3 servidores diretamente subordinados a estes entrevistados, para validação das competências gerenciais identificadas. Assim, esta pesquisa, qualitativa aplicada, descritiva e propositiva orientada por epistemologia interpretativista, configura-se como um estudo de caso pois o fenômeno da aprendizagem e desenvolvimento de competência gerencial foi pesquisado em detalhe no seu contexto natural. Da análise qualitativa indutiva dos dados empíricos, nos termos de Thomas, cinco categorias descritivas de 1a ordem emergiram: i) o contexto da alta gestão; ii) dificuldades enfrentadas; iii) aprendizagem gerencial; iv) competências gerenciais e; v) sugestão de capacitação. Considerando os processos de aprendizagem identificados, um produto tecnológico foi formulado, denominado Proposta de formação gerencial, composta de trilhas de aprendizagem e aprendizagem em ação, considerando a realidade organizacional gerencial especifica para que gestores iniciantes e em exercício desenvolvam suas competências articulando teoria e prática, refletindo sobre suas ações, assumindo responsabilidades no seu processo de formação, reconhecendo as necessidades e interesses de cada gestor, em alinhamento dos objetivos institucionais.
Abstract: The Federal Institute of Amazonas (IFAM), established by Law No. 11,892/2008, is composed of a rectorate, defined as the executive body, consisting of a Rector and five Vice-Rectors, as well as the campuses and advanced campuses led by General Directors, constituting its upper- level managers. IFAM functions through a multi-campus decentralized organizational structure, an annual budget proposal for each campus and rectorate, except for personnel, social charges, and benefits for employees (MEC, 2018). IFAM’s upper-level managers are budget executors, responsible for managing a budget of BRL 410,893,259.00 in year 2022; overseeing 1,844 public servers, and 11,997 active student enrollments according to the 2021 and 2022 Management Reports. Without a prior specialized training program for upper-level management roles, these managers begin their duties accomplishing managerial action different from their original scholar and professional training. They manage amid challenges posed by the Amazonian logistics additional obstacles such as: (i) difficulty in retaining staff who assume their roles but intending to request reassignment or do not adapt to the local realities, causing destabilizing turnover; (ii) challenges in goods and services public procurement, carrying out construction and maintenance, considering the “Amazon cost” in their pricing; (iii) budgetary difficulties as the "Amazon cost" is not considered in the budget definition and distribution by the Ministry of Education (MEC); (iv) challenges in executing plans despite the adversities of the Amazon region, among others. Within this organizational context the research aimed at formulating a training program specific to the upper management roles and IFAM organizational and social context. To achieve this, the developed and required managerial competencies, forms of training, learning processes, and competency development were identified and aligned with these managers' work reality. Field data was collected through, interviews with ten current and former IFAM’s upper-level managers and 3 employees directly subordinated to these interviewees for validating the developed managerial competencies. This interpretivist descriptive, and propositional applied qualitative research is configured as a case study since the phenomenon of learning and competency development was researched in detail in its natural context. Empirical data was analyzed, following Thomas inductive qualitative analysis resulting in five first-order descriptive categories: i) the context of upper-level management; ii) faced challenges; iii) managerial learning; iv) managerial competencies; and v) training & development suggestions. Considering the learning processes identified, a technological product was formulated, called Managerial training proposal, composed of learning pathways and action learning taking into account the specific managerial organizational reality so that new and current managers develop competencies by articulating theory and practice, reflecting on their actions, taking responsibility in their training process, and recognizing each managers needs and interests to be aligned with institutional objectives.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23123
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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