Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23149| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | da. Trabalhando a Interdisciplinaridade entre Química, Biologia e História no Parque do Curió em Paracambi: As TICs e os jogos digitais na construção de uma aprendizagem significativa |
| Other Titles: | Working on Interdisciplinarity between Chemistry, Biology and History in the Curió Park in Paracambi: ICTs and digital games in the construction of meaningful learning. 2025. 61 p. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional |
| Authors: | Silva, Quezia Alves da |
| Orientador(a): | Santos, André Marques dos |
| metadata.dc.contributor.advisor2: | Rogerio, Kamilla Rodrigues |
| Primeiro membro da banca: | Santos, André Marques dos |
| Segundo membro da banca: | Corradini, Patricia Gon |
| Terceiro membro da banca: | Souza, Andressa Esteves de |
| Keywords: | Gameficação;Aula de Química;Aprendizagem Significativa;Parque do Curió;Gamification;Chemistry Class;Meaningful Learning |
| Área(s) do CNPq: | Educação Química |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 18-Feb-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Química |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Química em Química em Rede Nacional |
| Citation: | SILVA, Quézia Alves da. Trabalhando a Interdisciplinaridade entre Química, Biologia e História no Parque do Curió em Paracambi: As TICs e os jogos digitais na construção de uma aprendizagem significativa. 2025. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
| Abstract: | Neste estudo foi desenvolvida uma sequência didática que utilizou o Parque do Curió, em Paracambi (RJ), como objeto de estudo, integrando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para enriquecer o ensino de química. A proposta foi estruturada em quatro aulas, nas quais foram abordados os 12 princípios da química verde, as mudanças climáticas e a análise da água, visando a um aprendizado mais dinâmico e envolvente. Na primeira etapa, os alunos foram apresentados aos conceitos teóricos e realizaram atividades práticas. Discutiu-se os princípios da química verde e as mudanças climáticas; posteriormente, analisaram a qualidade da água e deram início à utilização do jogo educativo Química na Selva, desenvolvido na plataforma Genially. Na terceira aula, visitaram o Parque do Curió, onde testaram o jogo, conheceram a história local e coletaram amostras de água. Por fim, na etapa final, analisaram as amostras em laboratório, relacionando os experimentos aos conceitos previamente estudados. Os resultados revelaram que muitos alunos desconheciam os princípios da química verde, mas demonstraram interesse pelo tema. A experiência prática no parque e na Fábrica Brasil Industrial reforçou a importância da preservação ambiental e do patrimônio local. Ademais, conceitos como qualidade da água, pH e turbidez foram compreendidos pelos estudantes. Concluiu-se que o uso das TICs e de jogos educativos digitais contribuiu para tornar o ensino de química mais atrativo e promoveu uma aprendizagem mais significativa. |
| Abstract: | This study developed a didactic sequence using Curió Park in Paracambi (Rio de Janeiro, Brazil) as a case study, integrating Information and Communication Technologies (ICTs) to enhance chemistry education. The proposal was structured into four classes, covering the 12 principles of green chemistry, climate change, and water analysis, aiming to promote dynamic and engaging learning. In the first stage, students were introduced to theoretical concepts and performed practical activities. The principles of green chemistry and climate change were discussed, followed by water quality analysis and the implementation of the educational game Química na Selva, developed on the Genially platform. During the third session, students visited Curió Park, where they tested the game, learned about local history, and collected water samples. In the final stage, the samples were analyzed in the laboratory, linking the experiments to previously studied concepts. The results revealed that many students were unfamiliar with green chemistry principles but showed strong interest in the topic. The hands-on experience at the park and the Fábrica Brasil Industrial reinforced the importance of environmental preservation and local heritage. Furthermore, concepts such as water quality, pH, and turbidity were effectively understood by the students. It was concluded that the use of ICTs and digital educational games made chemistry teaching more engaging and fostered meaningful learning. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23149 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| QUÉZIA ALVES DA SILVA.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
