Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23152| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Uma cartografia das letras do rapper Abebe Bikila: Estratégias para pensar a subjetividade do jovem negro e periférico no Rio de Janeiro |
| Other Titles: | A Cartography of the Lyrics of Rapper Abebe Bikila: Strategies for Thinking about the Subjectivity of Black and Peripheral Youth in Rio de Janeiro |
| Authors: | Natividade, Vitor Hugo Lourenço |
| Orientador(a): | Rocinholi, Luciene de Fatima |
| Primeiro membro da banca: | Natividade, Vitor Hugo Lourenço |
| Segundo membro da banca: | Lourenço, Vitor Hugo |
| Terceiro membro da banca: | Souza, Tadeu de Paula |
| Keywords: | Cartografia;produção de subjetividade;rap;necropolítica;território;Cartography;subjectivity production;necropolitics;territory |
| Área(s) do CNPq: | Psicologia Psicologia |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 26-Jun-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
| Citation: | NATIVIDADE, Vitor Hugo Lourenço. Uma cartografia das letras do rapper Abebe Bikila: Estratégias para pensar a subjetividade do jovem negro e periférico no Rio de Janeiro. 2025. 70 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
| Abstract: | Este estudo analisa, por meio da obra musical de Abebe Bikila Costa dos Santos (BK'), os processos de produção de subjetividade que atravessam a experiência do jovem negro e periférico na cidade do Rio de Janeiro, no contexto do neoliberalismo. Para tanto, realizamos uma cartografia das intensidades presentes nas letras dos álbuns Castelos e Ruínas (2016), Gigantes (2018), O Líder em Movimento (2020), Cidade do Pecado (2021), Ícarus (2022) e Diamantes, Lágrimas e Alguns Rostos para Esquecer (2025). A metodologia envolveu a seleção criteriosa de músicas e trechos, além da elaboração de um diário de campo como dispositivo de intervenção clínico-político. A análise foi fundamentada no conceito de necropolítica de Achille Mbembe (2014), articulado ao conceito de território, de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1980), e às contribuições de Domenico Hur, Frantz Déus e Suely Rolnik sobre dispositivo, micropolítica, capitalismo neoliberal e agenciamento coletivo de enunciação. Como resultado observamos que a música de Abebe Bikila carrega em suas letras a relação entre racismo e neoliberalismo. O cantor consegue em diferentes álbuns expressar por meio de acontecimentos de sua vida, permeado de afetos e sentimentos, a maneira como a estrutura capitalística e o racismo o atravessa. Concluímos que as composições de BK evidenciam como a necropolítica atravessa e constitui sua subjetividade, mas também operam como linhas de fuga para a criação de novos territórios existenciais. |
| Abstract: | This study analyzes, through the musical work of Abebe Bikila Costa dos Santos (BK'), the processes of subjectivity production that permeate the experience of Black and peripheral youth in the city of Rio de Janeiro within the context of neoliberalism. To this end, we carried out a cartography of the intensities present in the lyrics of the albums Castelos e Ruínas (2016), Gigantes (2018), O Líder em Movimento (2020), Cidade do Pecado (2021), Ícarus (2022), and Diamantes, Lágrimas e Alguns Rostos para Esquecer (2025). The methodology involved the careful selection of songs and excerpts, as well as the creation of a field diary as a clinical- political intervention device. The analysis was grounded in the concept of necropolitics, from Achille Mbembe (2014), articulated with the concept of territory from Gilles Deleuze and Félix Guattari (1980), and contributions by Domenico Hur, Frantz Déus, and Suely Rolnik on dispositif, micropolitics, neoliberal capitalism, and collective assemblages of enunciation. As a result, we observed that Abebe Bikila's music carries in its lyrics the relationship between racism and neoliberalism. Across different albums, the artist manages to express, through events of his life imbued with affects and feelings, how capitalist structures and racism intersect and affect him. We conclude that BK's compositions reveal how necropolitics crosses and constitutes his subjectivity, but also operate as lines of flight for the creation of new existential territories. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23152 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| VITOR HUGO LOURENCO NATIVIDADE.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
