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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23173| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | Construção e validação de uma escala psicopedagógica para identificação de tipos de ansiedade na aprendizagem de universitários |
| Other Titles: | Construction and validation of a psychopedagogical scale to identify types of anxiety in university students' learning |
| Authors: | Silva, Edneusa Lima |
| Orientador(a): | Oliveira, Valéria Marques de |
| Primeiro membro da banca: | Oliveira, Valéria Marques de |
| Segundo membro da banca: | Alves, Priscila Pires |
| Terceiro membro da banca: | Veloso, Helena Cosma da Graça Fonseca |
| Quarto membro da banca: | Souza, Marcos Aguiar de |
| Quinto membro da banca: | Mietto, Gabriela Sousa de Melo |
| Keywords: | Obstáculo epistemofílico;Tipos de ansiedade;Escala tipológica;Escolha Forçada;Epistemophilic obstacle;Types anxiety;Typological;Forced choice |
| Área(s) do CNPq: | Psicologia |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 22-Aug-2023 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
| Citation: | SILVA, Edneusa Lima. Construção e validação de uma escala psicopedagógica para identificação de tipos de ansiedade na aprendizagem de universitários. 2023. 161 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
| Abstract: | A ansiedade é algo inerente ao processo de aprendizagem, todos podem vivenciá-la em alguma ocasião. Obstáculo epistemofílico é quando este fenômeno interfere negativamente na interação entre sujeito e objeto do conhecimento, e, em vez da ansiedade sinalizadora, são ativadas a confusional, paranoide ou depressiva. Situações acadêmicas novas podem funcionar como gatilho para o universitário e provocar alterações emocionais que comprometam o processo de aprendizagem. O objetivo deste estudo é construir e validar uma escala para identificação dos tipos de ansiedade na aprendizagem de universitários, sob a perspectiva da psicopedagogia. Diferenciar esta tipologia colabora para o planejamento de ações de promoção de saúde e educação, assim como fundamenta intervenções especializadas para o manejo das ansiedades. A revisão de literatura apontou a predominância de instrumentos que avaliam os níveis de ansiedade e a inexistência dos que identificam os seus tipos na aprendizagem. Organização do estudo: 1) Esquematização dos postulados teóricos relacionados às ansiedades desadaptativas, descritos por J. Visca e M. Klein, para estruturação conceitual do construto com a definição constitutiva e operacional dos fatores para elaboração dos itens da escala tipológica de ansiedade; 2) Descrição dos procedimentos para a construção dos itens da escala e o tratamento psicométrico para a validação do instrumento. Ações: Construiu-se uma escala com quatro fatores: sinalizadora, confusional, paranoide e depressiva e seis facetas: modalidade de aprendizagem, valência do objeto, comportamento interacional, medo, reação manifesta e mecanismos de defesa. Validação de Conteúdo dos itens: cinco juízes especialistas avaliaram a clareza da linguagem, a pertinência e a relevância e 58 acadêmicos/população-alvo avaliaram a clareza, a adequação e a compreensão. Análise: Clareza de linguagem – o coeficiente de validade geral = 0,89, pertinência = 0,96 e relevância = 0,92; CVC global da escala = 0,92; Coeficiente de validade total para os critérios de clareza = 0,87, adequação = 0,84 e compreensão = 0,87. Desvio padrão: clareza = 0,021, adequação e compreensão = 0,025. Aplicação da escala on-line: 127 universitários, independentemente de gênero, idade, curso, IES pública/privada, em 10 estados, 38 IES. Análise: Na modelagem da escala de escolha forçada os itens do ranking foram recodificados em comparações binárias com uso da Teoria de Resposta ao Item Thurstoniana. Análise dos dados usando Mplus 7.11, os parâmetros dos itens foram estimados usando ULSMV, parametrização Theta, 10.000 iterações e critério de convergência igual a 0,001. Considerações: Pode-se afirmar que a versão inicial da escala apresentou boas evidências de validade de conteúdo com escores acima =/> 0,80 atendendo à nota de corte descrita na literatura. A fidedignidade da escala foi avaliada por meio das análises de validade de estrutura interna para o modelo obliquo em que: χ2 (131) = 179,059, p = 0,0034; CFI = 0.949 TLI = 0.940; RMSEA = 0.040 (CI 90% 0.024 - 0.054) e ortogonal em: χ2 (132) = 205,068, p < .001; CFI = 0.922; TLI = 0.910; RMSEA = 0.049 (CI 90% 0.036 - 0.062), ambos considerados satisfatórios, sendo a correlação entre os fatores de 0,913 (p < 0,001). A estrutura fatorial do instrumento foi confirmada, de acordo com a expectativa teórica, e os índices de ajuste e precisão dos escores merecem destaque, dado os bons resultados encontrados. A ampliação da aplicação do instrumento poderá fornecer dados mais robustos para novas análises, para o aprofundamento do tema e avanço da área. |
| Abstract: | Anxiety is something inherent to the learning process, everyone can experience it at some point. Epistemophilic obstacle is when this phenomenon interferes negatively in the interaction between subject and object of knowledge, and instead of signaling anxiety, confusional, paranoid or depressive anxiety is activated. New academic situations can act as a trigger for the university student and cause emotional changes that compromise the learning process. The objective of this study is to build and validate a scale to identify the types of anxiety in university students' learning, from the perspective of psychopedagogy. Differentiating this typology contributes to the planning of health promotion and education actions, as well as the basis for specialized interventions for the management of anxieties. The literature review pointed to the predominance of instruments that assess anxiety levels and the lack of instruments that identify their types in learning. Study organization: 1) Schematization of the theoretical postulates related to maladaptive anxieties, described by J. Visca and M. Klein, for the conceptual structuring of the construct with the constitutive and operational definition of the factors for the elaboration of the items of the typological scale of anxiety; 2) Description of the procedures for constructing the scale items and the psychometric treatment for validation of the instrument. Actions: A scale was built with four factors: signaling, confusional, paranoid and depressive and six facets: learning modality, object valence, interactional behavior, fear, overt reaction and defense mechanisms. Item Content Validation: five expert judges assessed language clarity, pertinence and relevance, and fifty-eight academics/target population assessed clarity, adequacy and understanding. Analysis: Clarity of language - the overall validity coefficient =0.89, pertinence =0.96 and relevance =0.92; Global CVC of the scale =0.92; Total validity coefficient for the criteria of clarity =0.87, adequacy =0.84 and comprehension =0.87. Standard deviation: clarity =0.021, adequacy and understanding =0.025. Application of the online scale: 127 university students, regardless of gender, age, course, public/private HEI, in 10 states, 38 HEIs. Analysis: In modeling the forced choice scale, the ranking items were recoded in binary comparisons using Thurstonian Item Response Theory. Data analysis using Mplus 7.11, item parameters were estimated using ULSMV, Theta parameterization, 10,000 iterations and convergence criterion equal to 0.001. Considerations: It can be said that the initial version of the scale presented good evidence of content validity with scores above =/> 0.80, meeting the cutoff point described in the literature. The reliability of the scale was assessed using internal structure validity analyzes for the oblique model in which: χ2 (131) = 179.059, p = 0.0034; CFI = 0.949 TLI = 0.940; RMSEA = 0.040 (CI 90% 0.024 - 0.054) and orthogonal at: χ2 (132) = 205.068, p < .001; CFI = 0.922; TLI = 0.910; RMSEA = 0.049 (CI 90% 0.036 - 0.062), both considered satisfactory, with a correlation between the factors of 0.913 (p < 0.001). The instrument's factorial structure was confirmed, in accordance with theoretical expectations, and the scores' adjustment and precision indices deserve to be highlighted, given the good results found. The expansion of the instrument's application may provide more robust data for new analyses, for deepening the theme and advancing the area. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23173 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Psicologia |
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