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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23196| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | VEM A+: curso de extensão universitária com foco na imagem corporal para graduandos em Educação Física |
| Other Titles: | VEM A+: a university extension course focused on body image among Physical Education undergraduates |
| Authors: | Huguenin, Felipe Machado |
| Orientador(a): | Morgado, Fabiane Frota da Rocha |
| Primeiro membro da banca: | Morgado, Fabiane Frota da Rocha |
| Segundo membro da banca: | Oliveira, Aldair José de |
| Terceiro membro da banca: | Cupolillo, Amparo Villa |
| Quarto membro da banca: | Santos, Wagner dos |
| Quinto membro da banca: | Ferreira, Maria Elisa Caputo |
| Keywords: | Intervenção;Educação;Método misto;Qualiquantitativo;Ensino Superior;Intervention;Education;Education;Education;Education |
| Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 24-Jun-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
| Citation: | HUGUENIN, Felipe Machado. VEM A+: curso de extensão universitária com foco na imagem corporal para graduandos em Educação Física. 2025. 179 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2025. |
| Abstract: | Imagem corporal é a representação mental do próprio corpo. Fatores socioculturais, como influência da mídia, pais, pares e outras figuras influentes, desempenham papel crucial no desenvolvimento da imagem corporal. Nesse contexto, as intervenções com foco na imagem corporal são de ampla relevância, especialmente, por viabilizar possibilidades de uma melhor percepção e relacionamento das pessoas com seus corpos. Alguns estudos indicam que professores de Educação Física são particularmente essenciais para a realização das supracitadas intervenções. Todavia, para que estes possam intervir diariamente nas escolas, primeiramente, precisam entender as mais variadas facetas da imagem corporal que também podem influenciar suas vidas. Objetivo: Desenvolver e avaliar a aplicabilidade de um curso de extensão universitária com foco na imagem corporal para graduandos em Educação Física de uma Universidade pública do Rio de Janeiro. Método: Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista, com delineamento quase-experimental e longitudinal. A amostra foi composta por 33 graduandos que participaram de seis encontros presenciais, de 120 minutos cada, totalizando 12 horas de intervenção. Nos encontros, foram utilizados recursos audiovisuais, dinâmicas participativas e rodas de conversa. Foram aplicados três instrumentos quantitativos validados no Brasil: Questionário de atitudes socioculturais em relação à aparência-4 – SATAQ-4; Body Appreciation Scale-2 – BAS-2; e, Escala de Autoestima de Rosenberg – EAR; nos momentos pré-teste, pós-teste e follow-up, que ocorreu um mês após o último encontro. Os dados quantitativos foram analisados por meio de testes t pareados e de Wilcoxon, conforme a normalidade dos dados, com cálculo de tamanho de efeito. Na etapa qualitativa, foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio da nuvem de palavras, Classificação Hierárquica Descendente e Análise de Similitude a partir do software IRaMuTeQ, e complementadas pela Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados e Discussão: Os resultados quantitativos indicaram aumentos estatisticamente significativos na apreciação corporal e autoestima, bem como redução na Internalização do ideal de corpo atlético, com manutenção parcial desses efeitos no follow-up. A análise qualitativa revelou deslocamentos subjetivos relevantes, indicando uma reconfiguração das formas de perceber o corpo e uma ampliação da consciência crítica em relação aos padrões estéticos e às práticas pedagógicas futuras. Os participantes destacaram o papel do curso na valorização da diversidade corporal e no fortalecimento da autonomia frente às pressões socioculturais. Conclusão: O curso VEM A+ demonstrou aplicabilidade e potencial formativo relevante, favorecendo transformações significativas no modo como os futuros docentes compreendem a imagem corporal. A experiência reafirma a potência da extensão universitária como espaço privilegiado de formação ética, crítica e sensível às demandas subjetivas e sociais da docência em Educação Física. |
| Abstract: | Body image is the mental representation of one’s own body. Sociocultural factors such as media influence, family, peers, and other significant figures play a crucial role in the development of body image. In this context, interventions focused on body image are highly relevant, especially as they enable the possibility of improved perception and relationships individuals have with their own bodies. Some studies indicate that Physical Education teachers are particularly essential in carrying out such interventions. However, for them to intervene effectively in schools on a daily basis, they must first understand the various facets of body image that may also affect their own lives. Aim: To develop and assess the applicability of a university extension course focused on body image for Physical Education undergraduate students at a public university in Rio de Janeiro. Method: This is a mixed- methods study, with a quasi-experimental and longitudinal design. The sample consisted of thirty-three undergraduate students who participated in six in-person sessions, each lasting 120 minutes, totaling 12 hours of intervention. The sessions included audiovisual resources, participatory activities, and discussion circles. Three quantitative instruments, all validated in Brazil, were applied: the Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-4 (SATAQ-4); the Body Appreciation Scale-2 (BAS-2); and the Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES), administered at pre-test, post-test, and one-month follow-up. Quantitative data were analyzed using paired t-tests and Wilcoxon tests, depending on data normality, along with effect size calculations. In the qualitative phase, fifteen semi-structured interviews were conducted and analyzed using word cloud generation, Descending Hierarchical Classification, and Similarity Analysis through the IRaMuTeQ software, complemented by Bardin’s Content Analysis. Results and Discussion: Quantitative results indicated statistically significant increases in body appreciation and self-esteem, as well as a reduction in the internalization of the athletic body ideal, with partial maintenance of these effects at follow-up. The qualitative analysis revealed meaningful subjective shifts, pointing to a reconfiguration of how participants perceived their own bodies and an expansion of critical awareness regarding aesthetic standards and future pedagogical practices. Participants emphasized the course’s role in valuing body diversity and strengthening autonomy in the face of sociocultural pressures. Conclusion: The VEM A+ course demonstrated relevant applicability and formative potential, fostering significant transformations in how future teachers understand body image. Experience reaffirms the power of university extension as a privileged space for ethical, critical, and socially sensitive teacher education in Physical Education. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23196 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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