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Tipo do documento: Tese
Title: O bônus que precariza: a desvalorização do trabalho docente no arranjo federativo.
Other Titles: The precarious bonus: the devaluation of teaching work in the federal system.
Authors: Avila, Clarice de Freitas Silva
Orientador(a): Rinaldi, Alessandra de Andrade
Primeiro membro da banca: Rinaldi, Alessandra de Andrade
Segundo membro da banca: Perruso, Marco Antonio
Terceiro membro da banca: Fernandez, Annelise Caetano Fraga
Quarto membro da banca: Carvalho, Francione Oliveira
Quinto membro da banca: Verçosa, Pelegrino Santos
Keywords: bonificação;precarização;trabalho docente;bonuses;precariousness;teaching work
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 20-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: AVILA, Clarice de Freitas Silva. O bônus que precariza: a desvalorização do trabalho docente no arranjo federativo. 2024. 211 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.
Abstract: O trabalho “não-material” que produz ideias, conceitos, símbolos, hábitos, atitudes, habilidades, executado pelo/a professor/a, encontra-se precarizado no mundo do trabalho. Alguns dispositivos contribuem para esse processo e propusemo-nos a analisar a política de bonificação como um mecanismo que acrescenta valores aos vencimentos dos/das docentes, mas sua racionalidade é incapaz de alterar uma ordem estrutural relacionada ao tripé da valorização do magistério que elencamos como sendo a carreira, o salário e as condições de trabalho. Outrossim, dar tratamento a esta temática, que consideramos inovadora e desafiadora, pode ajudar a responder sobre a necessidade de detectar os efeitos sociais do mecanismo da bonificação sobre o trabalho dos/das professores/as. Com a pretensão de examinar múltiplas abordagens de dados, neste estudo, empregamos as “Matrizes multimétodos” a partir da ideia de provisoriedade da pesquisa. Assim como não há medida estabelecida para o entendimento das homogeneidades, da diversidade e da intensidade das informações necessárias a um adequado trabalho de pesquisa, igualmente não existe um ponto de saturação definido, mas sim, um resultado provisório dessa “geração do material” que contribuirá para a construção de significados. O trabalho docente, cada vez mais, passa a ser determinado pelo Sistema Capitalista que exerce poder sobre as vidas através de um rosto e sobre a educação pelo processo de mercantilização, que se materializa em mecanismos como a bonificação salarial. A pesquisa trabalhou com dados a partir do estado do Rio de Janeiro, pioneiro na implementação da política de bonificação e, com mais três municípios do estado: Itaboraí, Valença e Barra do Piraí, revelando que, para a carreira docente, o mecanismo de bonificação surge como uma espécie de controle disciplinar dos corpos dos/as trabalhadores/as da educação, regulando as faltas, os afastamentos e o desempenho das Unidades Escolares. Além de não ser incorporado aos vencimentos dos professores e das professoras, a bonificação tende a substituir o Plano de Cargos, Carreira e Salários. Está em jogo a força de trabalho docente versus o seu valor mensurado em forma de bônus. A lógica mercantilista precifica o trabalho produzido pelo/a docente por um valor bem menor em relação ao valor obtido se fosse implementado o Plano de Cargos, Carreira e Salários.
Abstract: The “non-material” work carried out by teachers, which produces ideas, concepts, symbols, habits, attitudes and skills, is precarious in the world of work. Some devices contribute to this process and we set out to analyze the bonus policy as a mechanism that adds value to teachers' salaries, but its rationale is incapable of changing a structural order related to the tripod of valuing teachers, which we listed as career, salary and working conditions. Furthermore, addressing this issue, which we consider to be innovative and challenging, may help to answer the need to detect the social effects of the bonus mechanism on teachers' work. With the intention of examining multiple approaches to data, in this study we used “multi-method matrices” based on the idea that the research is provisional. Just as there is no established measure for understanding the homogeneity, diversity and intensity of the information needed for an adequate research project, there is also no defined saturation point, but rather a provisional result of this “generation of material” that will contribute to the construction of meanings. Teachers' work is increasingly determined by the capitalist system, which exerts power over lives through a face and over education through the process of commodification, which materializes in mechanisms such as salary bonuses. The research worked with data from the state of Rio de Janeiro, a pioneer in implementing the bonus policy, and three other municipalities in the state: Itaboraí, Valença and Barra do Piraí, revealing that, for the teaching career, this bonus mechanism appears as a kind of disciplinary control of the bodies of education workers, regulating absences, absences and performance in school units. As well as not being incorporated into teachers' salaries, bonuses tend to replace the Career and Salary Plan. At stake is the teaching workforce versus its value measured in the form of bonuses. The mercantilist logic prices the work produced by teachers at a much lower price than if the Career and Salary Plan had been implemented.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23268
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais

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