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Tipo do documento: Tese
Title: Exercício Físico no combate e prevenção de doenças psicossociais
Other Titles: Physical exercise in combating and preventing psychosocial illnesses
Authors: Camões, José Camilo
Orientador(a): Souza, Wanderson Fernandes de
Primeiro membro da banca: Souza, Wanderson Fernandes de
Segundo membro da banca: Gama, Cláudio Oliveira da
Terceiro membro da banca: Batista, Luiz Alberto
Quarto membro da banca: Souza, Marcos Aguiar de
Quinto membro da banca: Ruffoni, Ricardo
Keywords: depressão;exercícios físicos;atividade física;saúde mental;depression;Physical Exercise;Mental Health
Área(s) do CNPq: Psicologia
Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 17-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: CAMÕES, José Camilo. Exercício Físico no combate e prevenção de doenças psicossociais. 2025. 72 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Abstract: A prática regular de exercício físico está associada a uma redução nos sintomas de depressão e ansiedade. Esta tese se apresenta organizada em capítulos, sendo o primeiro a introdução que dará ao leitor uma abordagem geral do estudo e seus objetivos propostos que se apresentam de forma geral e específica em consonância com o tema proposto. No capitulo dois é apresentada a revisão de literatura, conteúdo que dará ao leitor fundamentação teórica acerca do estudo proposto. No capítulo três é apresentada a metodologia pertinente ao trabalho desenvolvido, apresentado ao leitor como estudo se desenvolveu, mostrando desde a escolha da amostra, procedimentos, instrumentos e a análise estatística. O capítulo quatro integra os dois artigos que fornecem os dados empíricos desta pesquisa que evidenciam o quanto o exercício físico pode auxiliar grupos de diferentes faixas etárias da prática regular de exercícios orientados na prevenção e tratamento de doenças psicossociais. Por fim, apresento as considerações finais, que sistematizam a relação entre os dados empíricos e a revisão da literatura. Esta tese, assim organizada, aponta os benefícios dos exercícios físicos no aumento da liberação de neurotransmissores, como endorfinas e serotonina, que participam na regulação do humor e na redução do estresse. Deste modo, evidencia-se, a partir de dois estudos empirícos, o quanto a prática regular de exercícios – seja por meio de caminhadas, exercícios funcionais ou outras modalidades adaptadas – representa uma estratégia eficaz na promoção da saúde mental e na redução dos sintomas depressivos, tanto em universitários quanto em idosos. Pondera-se ainda a integração de programas de exercício físico orientados e individualizados como importante ferramenta preventiva e como recurso terapêutico capaz de mitigar o impacto dos transtornos psicossociais em ambientes de alta demanda emocional, como a universidade, e em fases mais vulneráveis da vida, como o envelhecimento. Deste modo, a presente pesquisa visou examinar a relação entre a ausência de exercícios físicos e sintomas de depressão buscando identificar padrões e fatores parciais que contribuem para essa dissociação. A intenção é não apenas compreender como essas condições podem se manifestar, mas também contribuir para a elaboração de intervenções que possam auxiliar na promoção da saúde mental e do bem-estar dos indivíduos. Por meio da defesa de uma abordagem multidimensional que considera as dimensões psicológicas, sociais e físicas, traz luz à relevância da prática regular de exercício físico como uma estratégia fundamental no combate aos desafios contemporâneos da saúde mental.
Abstract: Regular physical exercise is associated with a reduction in symptoms of depression and anxiety. This thesis is organized into chapters, with the first being the introduction that will provide the reader with a general approach to the study and its proposed objectives, which are presented both generally and specifically in accordance with the proposed theme. In chapter two, the literature review is presented, a content that will give the reader theoretical foundation regarding the proposed study. Chapter three presents the methodology relevant to the developed work, showing the reader how the study was conducted, from the choice of the sample, procedures, instruments, and statistical analysis. Chapter four integrates the two articles that provide the empirical data of this research that highlight how physical exercise can assist groups of different age ranges in the regular practice of guided exercises for the prevention and treatment of psychosocial diseases. Finally, I present the final considerations, which systematize the relationship between the empirical data and the literature review. This thesis, thus organized, points out the benefits of physical exercises in increasing the release of neurotransmitters, such as endorphins and serotonin, which participate in mood regulation and stress reduction. Thus, it is evidenced, from two empirical studies, how the regular practice of exercises – whether through walking, functional exercises, or other adapted modalities – represents an effective strategy in promoting mental health and reducing depressive symptoms, both in university students and in the elderly. It is also argued that the integration of guided and individualized physical exercise programs is an important preventive tool and a therapeutic resource capable of mitigating the impact of psychosocial disorders in high emotional demand environments, such as universities, and in more vulnerable phases of life, such as aging. Thus, the present research aimed to examine the relationship between the absence of physical exercise and symptoms of depression, seeking to identify patterns and partial factors that contribute to this dissociation. The intention is not only to understand how these conditions can manifest but also to contribute to the development of interventions that may assist in promoting the mental health and well-being of individuals. Through advocating for a multidimensional approach that considers psychological, social, and physical dimensions, it highlights the relevance of the regular practice of physical exercise as a fundamental strategy in combating contemporary challenges to mental health.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23278
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia

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