Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23284
Tipo do documento: Dissertação
Title: Saberes experienciais e curriculares de professores supervisores de estágio de educação física na educação infantil.
Other Titles: Experiential and curricular knowledge of teachers physical education internship supervisors in early childhood education.
Authors: Braz, Mariana Antunes
Orientador(a): Santos, José Henrique dos
Primeiro membro da banca: Santos, José Henrique dos
Segundo membro da banca: Ribeiro, Camila Borges
Terceiro membro da banca: Nascimento, Anelise Monteiro do
Quarto membro da banca: Ferreira, Janaina da Silva
Keywords: educação física;educação infantil;Estágio Supervisionado;saberes docentes
Área(s) do CNPq: Educação Física
Idioma: por
Issue Date: 30-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: BRAZ, Mariana Antunes. Saberes Experienciais e Curriculares de Professores Supervisores de Estágio de Educação Física na Educação Infantil. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: Atuar como professor de Educação Física na Educação Infantil pode se mostrar uma tarefa bastante desafiadora, tendo em vista que, por muitas vezes a formação inicial não contempla de maneira satisfatória saberes específicos acerca desta etapa de ensino. Por ser uma etapa da Educação Básica repleta de particularidades, entendemos o Estágio Curricular Supervisionado com um grande potencial formativo para os licenciandos. Partindo do princípio de que o professor que atua na Educação Infantil e recebe estagiários em sua unidade escolar pode mobilizar diferentes saberes docentes em suas práticas cotidianas, esta investigação teve como objetivo analisar os saberes experienciais e curriculares mobilizados pelos docentes no desenvolvimento do ensino na Educação Infantil e identificar aqueles que consideram prioritários na supervisão do estágio de professorandos de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva exploratória tendo professores do sistema de ensino do município de Seropédica, RJ como participantes. Como estratégia para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista estruturada. Para analisarmos os dados obtidos nas entrevistas, foi realizada análise de conteúdo. Observou-se que os professores mobilizam com mais frequência os saberes experienciais em detrimento aos saberes curriculares. Em relação aos saberes relacionados a prática do estágio supervisionado, os professores sinalizaram que a rotina e a gestão de classe devem ser experienciadas ao longo da atividade prioritariamente, além de chamarem atenção para atividades que oportunizem ao licenciando o entendimento de quentões ligadas ao planejamento. Aliando os resultados da pesquisa com as leituras realizadas, foi produzido um planner interativo como recurso educacional.
Abstract: Acting as a Physical Education teacher in Early Childhood Education can prove to be a quite challenging task, as initial training often does not satisfactorily encompass the specific knowledge related to this segment. Given that this stage of Basic Education is filled with particularities, we recognize the Supervised Curricular Internship as having significant formative potential for pre-service teachers. Assuming that a teacher working in Early Childhood Education and hosting interns in their educational institution can mobilize various teaching knowledge in their daily practices, this investigation aimed to analyze the experiential and curricular knowledge utilized by educators in the development of teaching in Early Childhood Education and to identify those they consider to be priorities in supervising the internships of Physical Education pre-service teachers. This research is qualitative, descriptive, and exploratory, involving from the teachers from Seropedica county as participants. A structured interview was employed as the data collection strategy. To analyze the data obtained from the interviews, content analysis was conducted. It was observed that teachers more frequently mobilize experiential knowledge over curricular knowledge. Regarding the knowledge related to the practice of supervised internships, teachers indicated that routine and classroom management should be experienced primarily throughout the activity, while also emphasizing activities that provide pre-service teachers with an understanding of aspects related to planning. By combining the research findings with the literature reviewed, an interactive planner was created as an educational resource.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23284
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana Antunes Braz.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.