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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23288| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | Wanhikynyi, ya’re’: tem comida! A produção de conhecimento sobre soberania alimentar e segurança alimentar e nutricional (SSAN) desde a perspectiva dos povos indígenas |
| Authors: | Tavares, Inara do Nascimento |
| Orientador(a): | Maluf, Renato Sergio Jamil |
| Primeiro coorientador: | Alcântara, Luciene Burlandy Campos de |
| Primeiro membro da banca: | Maluf, Renato Sergio Jamil |
| Segundo membro da banca: | Almeida, Diadiney Helena de |
| Terceiro membro da banca: | Menezes, Thereza Cristina Cardoso |
| Quarto membro da banca: | Santos, Lígia Amparo da Silva |
| Quinto membro da banca: | Alcântara, Luciene Burlandy Campos de |
| Keywords: | mulheres indígenas;soberania e segurança;alimentar e nutricional;território-corpo-espírito;indigenous women;food and nutritional sovereignty and security;territory-body-spirit |
| Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 14-Jan-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
| Citation: | TAVARES, Inara do Nascimento. Wanhikynyi, ya’re’: tem comida! A produção de conhecimento sobre soberania alimentar e segurança alimentar e nutricional (SSAN) desde a perspectiva dos povos indígenas. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
| Abstract: | Esta tese tem como foco a produção de conhecimento sobre soberania alimentar e segurança alimentar e nutricional (SSAN) a partir da perspectiva dos povos indígenas, destacando a importância das mulheres indígenas nesse processo. As mulheres indígenas são as principais responsáveis pelos processos de alimentação e pela transmissão dos saberes ancestrais. Dessa forma, a pesquisa discute seu lócus de enunciação na produção de conhecimento. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, destacando as produções de autorias indígenas e suas concepções. Assim, a pesquisa adota o conceito de “território-corpo-espírito” como uma lente epistemológica para compreender a soberania alimentar, onde a comida não é apenas entendida como um bem de consumo, mas como um elemento vital que interage com as dimensões físicas, culturais e espirituais dos povos indígenas. O desenvolvimento da tese ocorreu durante a pandemia de Covid-19, nos levando a discutir os impactos e estratégias autônomas dos povos indígenas para garantir sua segurança alimentar. Além disso, foi realizado um trabalho de campo com famílias indígenas da Associação Cultural Indígena do Estado de Roraima (KAPÓI), focando nos sentidos dados pelas comunidades indígenas em contexto urbano. A perspectiva indígena sobre a soberania alimentar traz contribuições significativas para o campo, ao integrar as dimensões simbólicas e espirituais na compreensão da alimentação, ressignificando o conceito de SSAN e ampliando as possibilidades de reflexão sobre a autonomia alimentar dos povos indígenas, mesmo em contextos urbanos. Assim, esta pesquisa propõe uma leitura crítica e profunda sobre a comida e a soberania alimentar como algo que transcende a dimensão nutricional, afirmando-as como um direito integral que envolve não apenas o corpo, mas também o território e o espírito. |
| Abstract: | This thesis focuses on the knowledge production about food sovereignty and food and nutrition security (SSAN) by indigenous peoples, highlighting the importance of indigenous women in this process. Indigenous women are primarily responsible for food processes and the transmission of ancestral knowledge, so the research discusses their locus of enunciation in the production of knowledge. We carried out a bibliographical review on the subject, highlighting the productions of indigenous authors and their conceptions. Thus, the research adopts the concept of “territory-body-spirit” as an epistemological lens for understanding food sovereignty, where food is not only understood as a consumer good, but as a vital element that interacts with the physical, cultural and spiritual dimensions of indigenous peoples. The thesis was developed during the Covid-19 pandemic, leading us to discuss the impacts and autonomous strategies of indigenous peoples to guarantee their food security. In addition, we carried out fieldwork with indigenous families from the Indigenous Cultural Association of the State of Roraima (KAPOI), focusing on the meanings given by indigenous communities in an urban context. The indigenous perspectives on food sovereignty makes significant contributions to the field by integrating the symbolic and spiritual dimensions into the understanding of food, re-signifying the concept of SSAN and broadening the possibilities for reflection on the food autonomy of indigenous peoples, even in urban contexts. Thus, this research proposes a critical and in-depth reading of food and food sovereignty, as something that transcends the nutritional dimension, affirming it as an integral right that involves not only the body, but also the territory and the spirit. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23288 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
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