Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23326
Tipo do documento: Tese
Title: Caminhos de uma perspectiva incômoda: as possibilidades de inserção curricular da agroecologia.
Other Titles: Paths of an uncomfortable perspective: the possibilities of curricular integration of agroecology.
Authors: Estolano, Lilian Couto Cordeiro
Orientador(a): Guimarães, Mauro
Primeiro membro da banca: Guimarães, Mauro
Segundo membro da banca: Fernandez, Annelise Caetano Fraga
Terceiro membro da banca: Willeman, Estela Martini
Quarto membro da banca: Silva, Iranilde de Oliveira
Quinto membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Keywords: Formação Profissional em Ciências Agrárias;Construção do Conhecimento Agroecológico;;Universidade Brasileira;ecossocialismo;crise climática;Professional Training in Agrarian Sciences;Construction of Agroecological Knowledge;;brazilian university;ecosocialism;climate crisis
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 15-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: ESTOLANO, Lilian Couto Cordeiro. Caminhos de uma perspectiva incômoda: as possibilidades de inserção curricular da Agroecologia. 2024. 154 f. Tese. (Doutorado em Educação, Contextos contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica/Nova Iguaçu, 2024.
Abstract: Já é consenso que a crise ambiental profundamente marcada em nossa sociedade e a transição temporal do século XX para o século XXI constituem-se em um processo muito maior - uma crise civilizatória e da racionalidade instrumental. O grande desafio traz a necessidade de ressignificar a produção do conhecimento a partir de pressupostos pautados no diálogo de saberes. Neste contexto, a presente tese pretende trazer à reflexão qual o caminho percorrido pela Agroecologia na Universidade Brasileira tendo lócus de análise a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, destacando o Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas. Partindo da história da Agroecologia no Brasil e de seus movimentos de organização e estruturação, bem como da produção de conhecimento relacionada à construção do conhecimento agroecológico, buscamos as correlações de força internas e externas que impactam não somente a elaboração dos documentos estruturantes da UFRRJ em sua produção de pesquisa e extensão, mas especialmente os seus fazeres, as presenças e ausências de atividades didático-pedagógicas que tem como eixo estruturante a Agroecologia, constituindo-se assim, numa contribuição para pensar a dimensão ambiental da Agroecologia na formação profissional em Ciências Agrárias e a necessidade urgente de proposições que deem conta do crise climática em curso. Os pressupostos teóricos estão baseados na perspectiva histórico-crítica tendo como método analítico o materialismo histórico-dialético os resultados encontrados denotam uma instituição preocupada com a temática ambiental a partir de seus documentos mais perenes como estatuto e regimento, tanto em seu princípio como em seu objetivo, o que se reflete no Projeto Pedagógico Institucional. no âmbito da gestão, em busca da construção de sua Política de Gestão Ambiental, porém com ausência da agroecologia como pressuposto formativo e vinculação político-institucional. Já quando se observa a produção por meio das pesquisas de dissertações e teses apresentam vasta produção em agroecologia e no âmbito da extensão, se apresentam algumas atividades extensionistas como eventos, projetos, cursos e produtos na área de agroecologia, mas ainda diminuto se comparado à área ambiental. As análises documentais do Projeto pedagógico de curso e da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas realizadas denotam um esforço institucional no sentido de ofertar um curso com perfil voltado para o enfrentamento de desafios socioambientais, partindo da interdisciplinaridade e da sustentabilidade como princípios. O incômodo está na falta de unidade frente à diversidade de experiências e de sistematização de tais experiências.
Abstract: It is already a consensus that the deep environmental crisis in our society and the temporal transition from the 20th century to the 21st century constitute a much larger process—a civilizational and instrumental rationality crisis. The great challenge brings the need to re- signify the production of knowledge based on assumptions grounded in the dialogue of knowledge. In this context, the present thesis intends to reflect on the path taken by Agroecology at the Brazilian University, analyzing the Federal Rural University of Rio de Janeiro, highlighting the Bachelor's Degree in Agricultural Sciences. Starting from the history of Agroecology in Brazil and its movements of organization and structuring, as well as the production of knowledge related to the construction of agroecological knowledge, we seek the internal and external correlations of forces that impact not only the development of UFRRJ's structuring documents in their research and extension production but especially their practices, the presences and absences of didactic-pedagogical activities that have Agroecology as a structuring axis, thus constituting a contribution to thinking about the environmental dimension of Agroecology in professional training in Agrarian Sciences and the urgent need for propositions that address the ongoing climate crisis. The theoretical assumptions are based on the historical-critical perspective, with the analytical method being the historical-dialectical materialism. The results found denote an institution concerned with the environmental theme from its most permanent documents such as statute and regulations, both in its principle and in its objective, which is reflected in the Institutional Pedagogical Project. In management, seeking the construction of its Environmental Management Policy, however, with the absence of agroecology as a formative assumption and political-institutional linkage. When observing the production through dissertation and thesis research, a vast production in agroecology is presented and, in the scope of extension, some extension activities such as events, projects, courses, and products in the area of agroecology are presented, but still diminutive compared to the environmental area. The documentary analyses of the course Pedagogical Project and the curriculum matrix of the Bachelor's Degree in Agricultural Sciences show an institutional effort to offer a course with a profile aimed at addressing socio-environmental challenges, starting from interdisciplinarity and sustainability as principles. The discomfort lies in the lack of unity in the face of the diversity of experiences and the systematization of such experiences.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23326
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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