Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23329| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | As crianças que sambam na verde e rosa: educação e saberes ancestrais |
| Other Titles: | Children who sand in green and pink: education and ancestral knowledge |
| Authors: | Francisco, Maiza da Silva |
| Orientador(a): | Noguera, Renato |
| Primeiro membro da banca: | Noguera, Renato |
| Segundo membro da banca: | Santos , Gabriel Nascimento dos |
| Terceiro membro da banca: | Theodoro, Helena |
| Quarto membro da banca: | Alves, Luciana Pires |
| Quinto membro da banca: | Moraes, Marcelo José Derzi |
| Keywords: | Afroperspectiva;Escola de Samba Mirim;Criança;Infância;Oralitura;Afroperspective;Child;Childhood |
| Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 26-Feb-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
| Citation: | FRANCISCO, Maiza da Silva. As crianças que sambam na verde e rosa: educação e saberes ancestrais. 2025, 150 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/ Nova Iguaçu, 2025. |
| Abstract: | A presente tese investiga as práticas educativas pluriversais (dança, música, aulas de percussão) desenvolvidas na Escola de Samba Mangueira do Amanhã, escola mirim da Estação Primeira de Mangueira. O objetivo é analisar as atividades educativas que ocorrem nesse espaço. O problema desta pesquisa está voltado para a seguinte questão: como a Escola de Samba Mangueira do Amanhã contribui para a construção do conhecimento sobre a história da cultura africana? A partir dessa questão central, surge uma segunda indagação: de que maneira as crianças experimentam esse aprendizado? Para responder a esse problema, elencamos as seguintes questões de estudo: Qual é o papel da música e da dança na escola de samba mirim e na educação sobre a cultura africana? Como a escola de samba mirim pode servir como espaço de aprendizado e reflexão sobre a herança africana? De que forma a participação da comunidade na escola de samba mirim fortalece a memória histórica do continente africano? Dentro dessa perspectiva, busco direcionar o olhar para as práticas educativas na Escola de Samba Mangueira do Amanhã a partir das narrativas das crianças. Para a viabilização da pesquisa, realizamos consultas no Banco de Dados da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, além de periódicos acadêmicos, a fim de compreender como ocorre esse processo educativo, foi necessário recorrer aos estudos de Afroperspectiva e aos valores civilizatórios afro-brasileiros. Como aporte metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual utilizamos a etnografia. Os resultados alcançados podem ser encontrados nas conclusões finais |
| Abstract: | This thesis investigates the multi-faceted educational practices (dance, music, percussion lessons) developed at the Mangueira do Amanhã Samba School, a children's school at Estação Primeira de Mangueira. The objective is to analyze the educational activities that take place in this space. The problem of this research is focused on the following question: how does the Mangueira do Amanhã Samba School contribute to the construction of knowledge about the history of African culture? From this central question, a second question arises: how do children experience this learning? To answer this problem, we list the following study questions: What is the role of music and dance in the children's samba school and in education about African heritage? How can the children's samba school serve as a space for learning and reflection about African heritage? How does community participation in the children's samba school strengthen the historical memory of the African continent? From this perspective, I seek to direct the focus to the educational practices at the Mangueira do Amanhã Samba School, based on the children's narratives. To make the research feasible, we consulted the Capes Database and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, as well as academic journals, in order to understand how this educational process occurs. It was necessary to resort to Afroperspective studies and Afro-Brazilian civilizing values. As a methodological contribution, this is a qualitative research, in which we used ethnography. The results achieved can be found in the final conclusions |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23329 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MAIZA DA SILVA FRANCISCO.pdf | 3.03 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
