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Tipo do documento: Tese
Title: As crianças que sambam na verde e rosa: educação e saberes ancestrais
Other Titles: Children who sand in green and pink: education and ancestral knowledge
Authors: Francisco, Maiza da Silva
Orientador(a): Noguera, Renato
Primeiro membro da banca: Noguera, Renato
Segundo membro da banca: Santos , Gabriel Nascimento dos
Terceiro membro da banca: Theodoro, Helena
Quarto membro da banca: Alves, Luciana Pires
Quinto membro da banca: Moraes, Marcelo José Derzi
Keywords: Afroperspectiva;Escola de Samba Mirim;Criança;Infância;Oralitura;Afroperspective;Child;Childhood
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 26-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: FRANCISCO, Maiza da Silva. As crianças que sambam na verde e rosa: educação e saberes ancestrais. 2025, 150 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/ Nova Iguaçu, 2025.
Abstract: A presente tese investiga as práticas educativas pluriversais (dança, música, aulas de percussão) desenvolvidas na Escola de Samba Mangueira do Amanhã, escola mirim da Estação Primeira de Mangueira. O objetivo é analisar as atividades educativas que ocorrem nesse espaço. O problema desta pesquisa está voltado para a seguinte questão: como a Escola de Samba Mangueira do Amanhã contribui para a construção do conhecimento sobre a história da cultura africana? A partir dessa questão central, surge uma segunda indagação: de que maneira as crianças experimentam esse aprendizado? Para responder a esse problema, elencamos as seguintes questões de estudo: Qual é o papel da música e da dança na escola de samba mirim e na educação sobre a cultura africana? Como a escola de samba mirim pode servir como espaço de aprendizado e reflexão sobre a herança africana? De que forma a participação da comunidade na escola de samba mirim fortalece a memória histórica do continente africano? Dentro dessa perspectiva, busco direcionar o olhar para as práticas educativas na Escola de Samba Mangueira do Amanhã a partir das narrativas das crianças. Para a viabilização da pesquisa, realizamos consultas no Banco de Dados da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, além de periódicos acadêmicos, a fim de compreender como ocorre esse processo educativo, foi necessário recorrer aos estudos de Afroperspectiva e aos valores civilizatórios afro-brasileiros. Como aporte metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual utilizamos a etnografia. Os resultados alcançados podem ser encontrados nas conclusões finais
Abstract: This thesis investigates the multi-faceted educational practices (dance, music, percussion lessons) developed at the Mangueira do Amanhã Samba School, a children's school at Estação Primeira de Mangueira. The objective is to analyze the educational activities that take place in this space. The problem of this research is focused on the following question: how does the Mangueira do Amanhã Samba School contribute to the construction of knowledge about the history of African culture? From this central question, a second question arises: how do children experience this learning? To answer this problem, we list the following study questions: What is the role of music and dance in the children's samba school and in education about African heritage? How can the children's samba school serve as a space for learning and reflection about African heritage? How does community participation in the children's samba school strengthen the historical memory of the African continent? From this perspective, I seek to direct the focus to the educational practices at the Mangueira do Amanhã Samba School, based on the children's narratives. To make the research feasible, we consulted the Capes Database and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, as well as academic journals, in order to understand how this educational process occurs. It was necessary to resort to Afroperspective studies and Afro-Brazilian civilizing values. As a methodological contribution, this is a qualitative research, in which we used ethnography. The results achieved can be found in the final conclusions
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23329
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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