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dc.contributor.authorBelo, Michelle de Souza-
dc.date.accessioned2025-10-03T18:18:48Z-
dc.date.available2025-10-03T18:18:48Z-
dc.date.issued2025-06-27-
dc.identifier.citationBELO, Michelle de Souza. A modalização epistêmica como recurso de juízo de valor no gênero textual notícia. 2025. 224 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23436-
dc.description.abstractA pesquisa teve por objetivo principal desenvolver e aprimorar as competências e as habilidades de uma leitura compreensiva e reflexiva dos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II no gênero textual notícia. Este trabalho apresentou um estudo sobre a im(parcialidade) existente nesse gênero jornalístico e as estratégias argumentativas utilizadas pelos autores, na escrita do texto - a modalização epistêmica como recurso de juízo de valor no gênero textual notícia. Além disso, trouxe um estudo sobre os modalizadores epistêmicos e o uso de teorias metacognitivas, as quais foram utilizadas nas atividades, já que a pesquisa partiu da hipótese de que essas teorias ajudam os alunos a identificarem, nas notícias, as marcas de juízo de valor deixadas pelos autores. Ao trazer a metacognição no ensino leitura, objetivou-se mostrar como as estratégias metacognitivas poderiam auxiliar os alunos no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da habilidade de leitura. A sustentação teórica da pesquisa que se propôs veio de Bakhtin (2003, 2016), Marcuschi (2008, 2010), Alves Filho (2011) e Lage (1987,2004) para falar de gênero textual e do gênero jornalístico notícia; Cária (2021), Melo (1995), Nascimento (2017), Oliveira (2017), Ribeiro e Guedes (2015), Castilho e Castilho (1993) e Koch (2011) para apresentar a modalização, modalização dos verbos e estratégias de modalização nas notícias; Kleiman (2004, 2013), Lucas (2016), Portilho e Dreher (2012), Ribeiro (2003), Palomanes (2023), Solé (1998) para abordar a leitura, a cognição e as teorias metacognitivas. A metodologia escolhida para o presente projeto foi a pesquisa-ação, já que é um método de investigação-ação cujas fases são identificar o problema, planejar uma solução, implementar ações, descrever e avaliar os resultados. Com os resultados das atividades, verificou-se que é importante entender o uso de modalizadores epistêmicos como marcadores de juízo de valor nas notícias e também compreender que eles funcionam como marcadores discursivos nesses textos. Ademais, foi essencial mostrar aos alunos o uso de estratégias metacognitivas no desenvolvimento das tarefas de leitura para ajudá-los a terem consciência daquilo que compreendem e do que não compreendem, além de mostrar o quanto é relevante o trabalho com a metacogniçãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectNotíciapt_BR
dc.subjectverbos modalizadorespt_BR
dc.subjectestratégias metacognitivaspt_BR
dc.subjectNewspt_BR
dc.subjectmodal verbspt_BR
dc.subjectmetacognitive strategiespt_BR
dc.titleA modalização epistêmica como recurso de juízo de valor no gênero textual notíciapt_BR
dc.title.alternativeEpistemic modalization as a resource for value judgment in the news textual genreen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe main objective of this research was to develop and improve the skills and abilities of comprehensive and reflective reading of eighth grade students in the news genre. This work presented a study on the impartiality that exists in this journalistic genre and the argumentative strategies used by the authors in writing the text - epistemic modalization as a resource for value judgment in the news genre. In addition, it brought a study on epistemic modalizers and the use of metacognitive theories, which were used in the activities, since the research started from the hypothesis that these theories help students to identify, in the news, the marks of value judgment left by the authors. By bringing metacognition into reading teaching, the objective was to show how metacognitive strategies could help students in the learning process and in the development of reading skills. The theoretical support for the proposed research came from Bakhtin (2003, 2016), Marcuschi (2008, 2010), Alves Filho (2011) and Lage (1987, 2004) to talk about textual genre and the journalistic genre news; Cária (2021), Melo (1995), Nascimento (2017), Oliveira (2017), Ribeiro and Guedes (2015), Castilho and Castilho (1993) and Koch (2011) to present modalization, verb modalization and modalization strategies in the news; Kleiman (2004, 2013), Lucas (2016), Portilho and Dreher (2012), Ribeiro (2003), Palomanes (2023), Solé (1998) to address reading, cognition and metacognitive theories. The methodology chosen for this project was action research, since it is an action-research method whose phases are to identify the problem, plan a solution, implement actions, describe and evaluate the results. With the results of the activities, it was found that it is important to understand the use of epistemic modalizers as markers of value judgment in the news and also to understand that they function as discursive markers in these texts. Furthermore, it was essential to show students the use of metacognitive strategies in the development of reading tasks to help them be aware of what they understood and what they did not understand, in addition to showing how relevant the work with metacognition isen
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Roza Maria Palomanes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459279679649835pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Roza Maria Palomanes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459279679649835pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Adriano Oliveira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2734-0270pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3729251947035139pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha T Rodrigues do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5021940333606914pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9614021938804942pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
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dc.subject.cnpqLetraspt_BR
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