Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23436
Tipo do documento: Dissertação
Título: A modalização epistêmica como recurso de juízo de valor no gênero textual notícia
Otros títulos: Epistemic modalization as a resource for value judgment in the news textual genre
Autor: Belo, Michelle de Souza
Orientador(a): Ribeiro, Roza Maria Palomanes
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Roza Maria Palomanes
Segundo membro da banca: Santos, Adriano Oliveira
Terceiro membro da banca: Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha T Rodrigues do
Palabras clave: Notícia;verbos modalizadores;estratégias metacognitivas;News;modal verbs;metacognitive strategies
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Fecha de publicación: 27-jun-2025
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: BELO, Michelle de Souza. A modalização epistêmica como recurso de juízo de valor no gênero textual notícia. 2025. 224 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Resumen: A pesquisa teve por objetivo principal desenvolver e aprimorar as competências e as habilidades de uma leitura compreensiva e reflexiva dos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II no gênero textual notícia. Este trabalho apresentou um estudo sobre a im(parcialidade) existente nesse gênero jornalístico e as estratégias argumentativas utilizadas pelos autores, na escrita do texto - a modalização epistêmica como recurso de juízo de valor no gênero textual notícia. Além disso, trouxe um estudo sobre os modalizadores epistêmicos e o uso de teorias metacognitivas, as quais foram utilizadas nas atividades, já que a pesquisa partiu da hipótese de que essas teorias ajudam os alunos a identificarem, nas notícias, as marcas de juízo de valor deixadas pelos autores. Ao trazer a metacognição no ensino leitura, objetivou-se mostrar como as estratégias metacognitivas poderiam auxiliar os alunos no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da habilidade de leitura. A sustentação teórica da pesquisa que se propôs veio de Bakhtin (2003, 2016), Marcuschi (2008, 2010), Alves Filho (2011) e Lage (1987,2004) para falar de gênero textual e do gênero jornalístico notícia; Cária (2021), Melo (1995), Nascimento (2017), Oliveira (2017), Ribeiro e Guedes (2015), Castilho e Castilho (1993) e Koch (2011) para apresentar a modalização, modalização dos verbos e estratégias de modalização nas notícias; Kleiman (2004, 2013), Lucas (2016), Portilho e Dreher (2012), Ribeiro (2003), Palomanes (2023), Solé (1998) para abordar a leitura, a cognição e as teorias metacognitivas. A metodologia escolhida para o presente projeto foi a pesquisa-ação, já que é um método de investigação-ação cujas fases são identificar o problema, planejar uma solução, implementar ações, descrever e avaliar os resultados. Com os resultados das atividades, verificou-se que é importante entender o uso de modalizadores epistêmicos como marcadores de juízo de valor nas notícias e também compreender que eles funcionam como marcadores discursivos nesses textos. Ademais, foi essencial mostrar aos alunos o uso de estratégias metacognitivas no desenvolvimento das tarefas de leitura para ajudá-los a terem consciência daquilo que compreendem e do que não compreendem, além de mostrar o quanto é relevante o trabalho com a metacognição
Abstract: The main objective of this research was to develop and improve the skills and abilities of comprehensive and reflective reading of eighth grade students in the news genre. This work presented a study on the impartiality that exists in this journalistic genre and the argumentative strategies used by the authors in writing the text - epistemic modalization as a resource for value judgment in the news genre. In addition, it brought a study on epistemic modalizers and the use of metacognitive theories, which were used in the activities, since the research started from the hypothesis that these theories help students to identify, in the news, the marks of value judgment left by the authors. By bringing metacognition into reading teaching, the objective was to show how metacognitive strategies could help students in the learning process and in the development of reading skills. The theoretical support for the proposed research came from Bakhtin (2003, 2016), Marcuschi (2008, 2010), Alves Filho (2011) and Lage (1987, 2004) to talk about textual genre and the journalistic genre news; Cária (2021), Melo (1995), Nascimento (2017), Oliveira (2017), Ribeiro and Guedes (2015), Castilho and Castilho (1993) and Koch (2011) to present modalization, verb modalization and modalization strategies in the news; Kleiman (2004, 2013), Lucas (2016), Portilho and Dreher (2012), Ribeiro (2003), Palomanes (2023), Solé (1998) to address reading, cognition and metacognitive theories. The methodology chosen for this project was action research, since it is an action-research method whose phases are to identify the problem, plan a solution, implement actions, describe and evaluate the results. With the results of the activities, it was found that it is important to understand the use of epistemic modalizers as markers of value judgment in the news and also to understand that they function as discursive markers in these texts. Furthermore, it was essential to show students the use of metacognitive strategies in the development of reading tasks to help them be aware of what they understood and what they did not understand, in addition to showing how relevant the work with metacognition is
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23436
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MICHELLE DE SOUZA BELO.pdf6.87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.