Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23467
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Fernando Rocha da-
dc.date.accessioned2025-10-20T19:26:52Z-
dc.date.available2025-10-20T19:26:52Z-
dc.date.issued2025-07-30-
dc.identifier.citationSILVA, Fernando Rocha da. Desenvolvendo a Compreensão Leitora de Textos Multissemióticos com Alunos do Ensino Fundamental II. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23467-
dc.description.abstractEste projeto tem por objetivo pesquisar, analisar e propor uma metodologia de leitura para os textos multissemióticos. Na sua introdução será comentado o que motivou a pesquisa, os teóricos em que está baseada, seus objetivos e o problema que a gerou, na segunda seção será apresentada a fundamentação teórico-metodológica, que está baseada na relação entre a fenomenologia-existencial e a leitura, procurando demonstrar que a leitura é uma prática que envolve, além da cognição dos sujeitos- leitores, suas emoções, seus sentimentos, seu ambiente sociocultural, sua visão de mundo e seu projeto existencial, nesta mesma seção, será abordada as ideias sobre linguagem, dialogismo e gêneros textuais desenvolvida por Bakhtin (2003) e as suas influências sobre os estudos linguísticos e os estudos multissemióticos. Na terceira seção, falar-se-á dos textos multissemióticos e a era digital, como as novas tecnologias digitais transformaram o conceito sobre o que seja texto e sobre o que seja leitura; já na quarta seção, abordar-se-ão os conceitos de leitura, multiletramentos e compreensão, focando na importância dos textos multissemióticos para o desenvolvimento da competência leitora e para o desenvolvimento do pensamento reflexivo-crítico do sujeito-leitor, nesta mesma seção, será feita uma proposta de leitura para se trabalhar com os alunos do ensino fundamental II; na quinta seção, buscar-se-á demonstrar que a compreensão leitora deve ser o foco do trabalho com a leitura e que a leitura multissemiótica tem grande importância na formação da subjetividade dos sujeitos-leitores, na sexta seção, encontram-se os dados da pesquisa e na sétima seção estão as considerações finaispt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFenomenologia Existencialpt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectTextos Multissemióticospt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectExistential-Phenomenologypt_BR
dc.subjectDialogismpt_BR
dc.subjectMultisemiotic Textspt_BR
dc.subjectMultiliteraciespt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleDesenvolvendo a Compreensão Leitora de Textos Multissemióticos com Alunos do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeDeveloping Reading Comprehension of Multi- semiotic Texts with Elementary School II Studentsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis project aims to research, analyze, and propose a reading methodology for multisemiotic texts. The introduction will discuss the motivation for this research, the theorists behind it, its objectives, and the underlying problem. The second section will present the theoretical and methodological foundation, which is based on the relationship between existential phenomenology and reading. It seeks to demonstrate that reading is a practice that involves not only the cognition of readers but also their emotions, feelings, sociocultural environment, worldview, and existential project. This section will also address Bakhtin's (2003) ideas on language, dialogism, and textual genres, as well as their influence on linguistic and multisemiotic studies. The third section will discuss multisemiotic texts and the digital age, addressing how new digital technologies have transformed the concept of text and reading. In the fourth section, the concepts of reading, multiliteracies, and comprehension will be addressed, focusing on the importance of multisemiotic texts for the development of reading competence and for the development of the reflective-critical thinking of the subject- reader. In this same section, a reading proposal will be made to work with elementary school II students; in the fifth section, we will seek to demonstrate that reading comprehension should be the focus of work with reading and that multisemiotic reading is of great importance in the formation of the subjectivity of the subject-readers. In the sixth section, we find the research data, and in the seventh section, we find the final considerationsen
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Gerson Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828pt_BR
dc.contributor.referee2Chaves, Charleston de Carvalho-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0009-0003-4673-9863pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607106719006663pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Wagner Alexandre dos Santos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418705455187422pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. BAKHTIN, Mikhail M., VOLOCHÍNOV, Valentin N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. (tradução: Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira), 8.ed. São Paulo: Hucitec, 1997. _________, Mikhail M. Estética da Criação Verbal. (introdução e tradução do russo: Paulo Bezerra), 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BARROS, Diana P., FIORIN, José L. Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade: em torno de Bakhtin. Ed. da Universidade de São Paulo, 1994. CAFIERO, Delaine. Leitura como processo: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. DELL’ISOLA, Regina L. P. Leitura: inferências e contexto sócio-cultural. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte - MG, p. 225, 1988. FÁVERO, Leonor L., KOCH, Ingedore G. V. Linguística Textual: introdução. 2a ed. São Paulo: Cortez, 1988. FERREIRA, Isabella B.; FERREIRA, Helena M. Leitura de textos multissemióticos: (re)visitando habilidades. São Paulo: Editora Dialética, 2021. E-book: 1MB.; EPUB GARCIA, Cíntia B.; SILVA, Flávia D. S.; FELÍCIO, Rosane P. Projet(o)arte: uma proposta didática. In: ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9. ed. São Paulo: Pontes, 2004. 109 KOCH, Ingedore G. V. Linguagem e Cognição: a construção e reconstrução de objetos-de-discurso.Veredas, vol. 6, n.1 - jan/jun - 2002, pp. 29-42. ________, Ingedore G. V.; BENTES, Anna C.; CAVALCANTE, Mônica M. Intertextualidade: diálogos possíveis. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. LEITE, Lígia C. M. Gramática e Literatura: Desencontros e esperanças. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. 4a ed. São Paulo: Ática, 2006. LIMA, Antonio B.M. Em saios Sobre Fenomenologia. Ilhéus – BA: Editus, 2014. Kb; ePUB LIMA, Eliete A. Multimodalidade e leitura crítica: novas perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros - RN, p. 172,. 2005. MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola Editorial, 2012. MARTINS, Maria H. O que é leitura. 19 ed. São Paulo: Brasiliense, 1997. (coleção primeiros passos – volume 74) MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna C. Introdução à linguística: Domínios e Fronteiras, volume 1. São Paulo: Cortez, 2017. PENHA, João da. O que é existencialismo. São Paulo: Brasiliense, 2001. (coleção primeiros passos – volume 61) RIBEIRO, Ana Elisa. Textos Multimodais: Leitura e Produção. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 110 _______, Roxane H. R.; BARBOSA, Jacqueline P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2020. E-book; EPUB ROMUALDO, Edson C. Charge jornalística: intertextualidade e polifonia_um estudo de charges da Folha de São Paulo. Maringá: Eduem, 2000 SAMOYAULT, Tiphaine. A Intertextualidade. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008. SILVA, Ezequiel T. Leitura em curso: trilogia pedagógica. 2. ed. Campinas - SP: Autores Associados, 2005. (coleção Linguagens e sociedade) ________, Ezequiel T. Unidades de leitura: trilogia pedagógica. 2. ed. 1. reimpressão. Campinas - SP: Autores Associados, 2008. (coleção Linguagens e sociedade) ________, Ezequiel T. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 11. ed. 2. reimpressão. São Paulo: Cortez, 2011. SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6a ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. TEIXEIRA, Adriana; LITRON, Fernanda F. O manguebeat nas aulas de português: vídeo e movimento cultural em rede. In: ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na Escola. 一 São Paulo: Parábola Editorial, 2012. VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. 1. ed. Rio de Janeiro: QualityMark, 1997.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDO ROCHA DA SILVA.pdf3.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.