Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23508Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Araújo, Maria de Fátima Monteiro de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T12:50:48Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-28T12:50:48Z | - |
| dc.date.issued | 2021-11-08 | - |
| dc.identifier.citation | ARAÚJO, Maria de Fátima Monteiro de. O uso de estratégias metacognitivas para a produção de sentidos no gênero multimodal meme. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Lestras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23508 | - |
| dc.description.abstract | Os olhares de muitos professores de Língua Portuguesa estão voltados para discussões acerca das práticas pedagógicas no ensino da leitura. Muito se tem produzido. Dentre tantos estudos, busca-se promover uma reflexão sobre as estratégias didáticas que possibilitam o desenvolvimento de habilidades e que conduzam à competência leitora. Com base em pesquisa bibliográfica, este trabalho tem por objetivo analisar, de forma crítica, a aplicação da didática metacognitiva em atividades de leitura e fomentar discussões sobre a perspectiva adotada em propostas pedagógicas para o ensino da leitura. Propõe-se, também, uma sequência didática que se utiliza de estratégias metacognitivas para a formação de conceitos e produção de sentidos no texto multimodal meme. Trata-se de metodologia propositiva que traz embasamento teórico sobre esta prática pedagógica. As considerações sobre o material fundamentam-se em Cavalcante e Ribeiro (2015), Gerhardt, Albuquerque e Silva (2009), Guerreiro & Soares (2016), Kato (1985), Kleiman (2000), Marcuschi (2008), Palomanes (2018), Rojo (2012), Silva (2018), Solé (1998), Souza (2019), entre outros. Parte-se do pressuposto de que o trabalho com textos multimodais e, em especial, com o gênero meme, que já faz parte do repertório cultural de nossos alunos, possibilita uma maior participação e atenção nas atividades didáticas propostas. Procura-se ressaltar, nesta pesquisa, que o uso de estratégias metacognitivas em leitura, orienta o aluno para uma autonomia e autorregulação, de forma a contribuir para a compreensão do texto. Dessa forma, a partir de evidências demonstradas em pesquisas bibliográficas, que contribuíram para a elaboração de caderno pedagógico, queremos confirmar que o uso de estratégias metacognitivas no ensino da leitura de textos multimodais como os memes é, antes de mais nada, um excelente recurso para que nosso aluno, leitor, alcance a compreensão dos textos e mais ainda, tenha a possibilitar de gerenciar, monitorar e verificar sua aprendizagem. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | estratégia metacognitiva | pt_BR |
| dc.subject | multimodalidade | pt_BR |
| dc.subject | meme | pt_BR |
| dc.subject | prática pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | metacognitive strategy | pt_BR |
| dc.subject | multimodality | pt_BR |
| dc.subject | pedagogical practice | pt_BR |
| dc.title | O uso de estratégias metacognitivas para a produção de sentidos no gênero multimodal meme | pt_BR |
| dc.title.alternative | The uses of metacognitive strategies for production of meanings of multimodal meme genre | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The eyes of many Portuguese language teachers are focused on discussions about pedagogical practices in teaching reading. Much has been produced. Among so many studies, it seeks to promote a reflection on teaching strategies that enable the development of skills and lead to reading competence. Based on bibliographical research, this work aims to critically analyze the application of metacognitive didactics in reading activities and encourage discussions on the perspective adopted in pedagogical proposals for teaching reading. It is also proposed a didactic sequence that uses metacognitive strategies for the formation of concepts and production of meanings in a multimodal meme text. It is a propositional methodology that provides a theoretical basis for this pedagogical practice. Considerations about the material are based on Cavalcante and Ribeiro (2015), Gerhardt, Albuquerque and Silva (2009), Guerreiro & Soares (2016), Kato (1985), Kleiman (2000), Marcuschi (2008), Palomanes (2018), Rojo (2012), Silva (2018), Solé (1998), Souza (2019), among others. It is assumed that working with multimodal texts and, in particular, with the meme genre, which is already part of the cultural repertoire of our students, enables greater participation and attention in the proposed teaching activities. It is intended to emphasize, in this research, that the use of metacognitive strategies in reading guides the student towards autonomy and self-regulation, in order to contribute to the understanding of the text. Thus, based on evidence demonstrated in bibliographic research, which contributed to the development of a pedagogical notebook, we want to confirm that the use of metacognitive strategies in teaching reading multimodal texts such as memes is, above all, an excellent resource for that our student, reader, reach the understanding of the texts and, even more, have the ability to manage, monitor and verify their learning. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Roza Maria Palomanes | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5459279679649835 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Roza Maria Palomanes | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5459279679649835 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Adriano Oliveira | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-2734-0270 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3729251947035139 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Costa, Wagner Alexandre dos Santos | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-4804-6561 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5356522896007792 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2953197103346924 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
| dc.relation.references | AUSUBEL, D.P. Educational psychology: A cognitive view. Nova York, Holt, Rinehart and Winston Inc., 1968. AUSUBEL, D.P. e ROBINSON, F. G. School learning: Na introduction to educational psychology. Nova York, Holt, Rinehart and Winston Inc., 1969. ALMEIDA, Fernando Afonso de. Linguagem e humor: comicidade em Les frustres, de Claire Bretécher. Niterói: EdUFF, 1999. ANTUNES, Irandé. Aula de português. Encontro & Interação. Parábola Editorial, 2003. APPLEGATE, Mary DeKonty; Quinn, Kathleen Benson; Applegate, Anthony J. Levels of thinking required by comprehension questions in informal reading inventories. The Reading Teacher, 56 no 2 174-80, 2002. ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011. BANNELL, Ralph Ings; DUARTE, Rosália; CARVALHO, Cristina; PISCHETOLA, Magda; MARAFON, Giovanna; CAMPOS, Gilda Helena B. de. Educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC, 2016. 3a reimpressão, 2020. BERGSON. Henri. O RISO: ensaio sobre a significação do cômico. 2a edição, ZAHAR EDITORES. RIO DE JANEIRO,1983. BRASIL. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa - 1o e 2o Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 112 BOTELHO, Patrícia Ferreira. Textosfactuais e problematizantes em livros didáticos de história: leitura e metacognição. Rio de Janeiro: UFRJ/FL, 2010. BORUCHOVITCH, Evely; GOMES, Maria Aparecida Mezzalira (organizadoras). Aprendizagem autorregulada: como promovê-la no contexto educativo? Petrópolis, RJ. Vozes, 1a reimpressão, 2020. CARMELINO, Ana Cristina (org.). Humor: eis a questão. São Paulo: Cortez, 2015. CAVALCANTE, Mônica Magalhães; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, Piauí, v.12, n.2, 2010. CAVALCANTE, Vanuze Maria Pacheco. Contribuições do Ensino de estratégias Metacognitivas de Leitura no Ensino Fundamental, 2015. In: https://www.posgraduacao.unimontes.br/uploads/sites/14/2018/11/Disserta%C3%A 7%C3%A3o-Vanuze-Maria-Pacheco-Cavalcante.pdf CAVALCANTE, Vanuze Maria Pacheco; RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo. Contribuições do Ensino de estratégias Metacognitivas de Leitura no Ensino Fundamental. In Revista Prolíngua – Volume 11 - Número 1 - jan/jun de 2016. P. 27- 39. CHAGAS, Viktor. Entre criadores e criaturas: uma investigação sobre a relação dos memes de internet com o direito autoral. In Revista Fronteiras- estudos midiáticos- Volume 20, no 3 – setembro/dezembro de 2018.Unissinos, p. 366-377. DIAS, Anair Valênia Martins; MORAIS, Cláudia Goulart; PIMENTA, Viviane Raposo; SILVA, Walleska Bernadino. Minicontos Multimodais. In: ROJO, Roxane Helena R.; Moura, Eduardo (org.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012 113 DIONÍSIO, Ângela Paiva [org.]; VASCONCELOS, Leila Janot de; SOUZA, Maria Medianeira de. Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Pipa Comunicação. Recife, 2014. DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128) FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento cognitivo e processo de Ensino-aprendizagem: abordagem psicopedagógica à luz de Vygotsky. Editora Vozes. Petrópolis, Rio de Janeiro, 2020. GERALDI, João Wanderley (org.) O texto na sala de aula. São Paulo. Anglo, 2012. GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela; ALBUQUERQUE, Camila de Faro de; SILVA, Igor de Souza. A cognição situada e o conhecimento prévio em leitura e ensino Ciências & Cognição 2009; Vol. 14 (2): 074-091 © Ciências & Cognição. Publicado online em 31 de julho de 2009 GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela; BOTELHO, Patrícia Ferreira; AMANTES, Aline Mendes. Metacognição, objetivos de leitura e atividades didáticas de língua portuguesa. Revista brasileira de linguística aplicada. Jan- Mar 2015. https://doi.org/10.1590/1984-639820155747 GUERREIRO, Anderson; SOARES, Neiva Maria Machado. Os memes vão além do humor: uma leitura multimodal para a construção de sentidos. Texto Digital, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, v. 12, n. 2, p.185-208, jul./dez. 2016. ISSNe: 1807-9288. https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807- 9288.2016v12n2p185 KATO, Mary. O Aprendizado da Leitura. 1a edição. 1985. Editora Martins Fontes. São Paulo. 114 KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 7a edição.2000. Pontes Editora. São Paulo. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção de sentidos. 10a edição, São Paulo: Contexto, 2018. . Intertextualidade: diálogos possíveis. Ingedore G Villaça Koch, Anna Christina Bentes, Mônica Magalhães Cavalcante. 3a edição, São Paulo: Cortez, 2012. Introdução à Linguística textual. Ingedore Koch, Editora Martins Fontes, 2006. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3.ed., 3a reimpressão. Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias. São Paulo: contexto, 2010. LEAL-TOLEDO, Gustavo. Em Busca de uma Fundamentação para a Memética. Trans/Form/Ação, Marília, v. 36, n. 1, p. 187-210, Jan./Abril, 2013. LORENZI, Gislaine Cristina Correr Lorenzi e PÁDUA, Tainá-Rekã Wanderley de. O Blog nos Anos Iniciais do Fundamental I. In: ROJO, Roxane Helena R.; Moura, Eduardo (org.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. MAIA, Alessandra; ESCALANTE, Pollyana. Consumo de Memes: Imagens Técnicas, Criatividade e Viralização. Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho 6 – Mercado do Entretenimento e da Música na cibercultura, do VIII Simpósio Nacional da ABCiber, realizado pelo ESPM Media Lab, nos dias 03, 04 e 05 de dezembro de 2014, na ESPM, SP. In: http://abciber.org.br/simposio2014/anais/GTs/alessandra_maia_37.pdf MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MORAIS, A. G. de. Ortografia: ensinar e aprender. 2a ed. São Paulo: Ática, 1999. 115 MOREIRA, Marco Antônio; Masini, Elcie F.S. Aprendizagem Significativa. A teoria de David Ausubel. Editora Centauro NOBRE, Natália de Lima. Uma proposta metacognitivista de didatização da leitura para o Ensino Médio com vistas a um letramento crítico: a contribuição dos conceitos de frame e reframing. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Letramento, cultura e modalidades de pensamento. In: Kleiman, Angela B. (org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Marcado das Letras, 1995. OLIVEIRA Neta, Juracy Pinheiro de. Por uma Tipologia dos Memes da Internet. ENTREMEIOS: Revista da Pós- Graduação em Comunicação Social da PUC- Rio, Volume 13, número 2, 2017. PALOMANES, Roza(org); Bravin, Angela Marina (org). Práticas do Ensino do Português. Editora contexto, 2012. A autorregulação da motivação para desenvolvimento da competência leitora. In: Ribeiro, R.M.P. Letramentos e multiletramentos na escola. Rio de Janeiro, Brasil Multicultural, 2018. Letramentos e multiletramentos na escola. Editora Brasil Multicultural, 2018. O processamento metacognitivo no ato de leitura: repensando o ensino. Cadernos da UFF, 2017. PASSOS, Marcos Vinicius Ferreira. O gênero “meme” em propostas de produção de textos: implicações discursivas e multimodais. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758. 116 PEREIRA, Marli H. Letramento e retextualização: conceitos e relações. In: Ribeiro, R.M.P. Letramentos e multiletramentos na escola. Rio de Janeiro, Brasil Multicultural, 2018. RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2003, 16(1). P. 109-116. Universidade Católica Portuguesa. RODRIGUES, Gerson. Modelos de leitura e interpretação de texto. In: organizadoras: Palomanes, R; Bravin, A.M. Práticas de Ensino do português. São Paulo. Contexto, 2012. ROJO, Roxane Helena R.; MOURA, Eduardo (org.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012 SHIFMAN, Limor. Memes in a Digital World: Reconciling with a Conceptual Troublemaker. Department of Communication and Journalism, the Hebrew University of Jerusalem, Jerusalem, 91905, Israel. doi:10.1111/jcc4.1, 2013. SILVA, Zenilda Rodrigues. O gênero meme da Internet [manuscrito]: dialogismo e semiótica na construção textual. Montes Claros, 2018. SOLÉ, Isabel; Schiling, Cláudia. Estratégias de leitura. 6a edição, Porto Alegre. Editora Artes Médicas, 1998. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto humorístico: o tipo e seus gêneros. In: CARMELINO, Ana Cristina (org.). Humor: eis a questão. São Paulo: Cortez, 2015. VARGAS, Diego da Silva. O plano inferencial em atividades escolares de leitura: o livro didático em questão. Revista Intercâmbio, v. XXV: 126-152, 2012. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 1806-275x 117 VIEIRA, Anselmo da Silva; MARTINS, Adriana Leitão. Desenvolvimento Metacognitivo no Estabelecimento de Inferências em Atividades de Leitura. 2016 UFRJ. https://profletras.letras.ufrj.br/dissertacoes-defendidas-em-2016/ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2021 - Maria de Fátima Monteiro de Araújo.pdf | 3.22 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
