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Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de estratégias metacognitivas para a produção de sentidos no gênero multimodal meme
Título(s) alternativo(s): The uses of metacognitive strategies for production of meanings of multimodal meme genre
Autor(es): Araújo, Maria de Fátima Monteiro de
Orientador(a): Ribeiro, Roza Maria Palomanes
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Roza Maria Palomanes
Segundo membro da banca: Santos, Adriano Oliveira
Terceiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Palavras-chave: estratégia metacognitiva;multimodalidade;meme;prática pedagógica;metacognitive strategy;multimodality;pedagogical practice
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 8-Nov-2021
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ARAÚJO, Maria de Fátima Monteiro de. O uso de estratégias metacognitivas para a produção de sentidos no gênero multimodal meme. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Lestras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
Resumo: Os olhares de muitos professores de Língua Portuguesa estão voltados para discussões acerca das práticas pedagógicas no ensino da leitura. Muito se tem produzido. Dentre tantos estudos, busca-se promover uma reflexão sobre as estratégias didáticas que possibilitam o desenvolvimento de habilidades e que conduzam à competência leitora. Com base em pesquisa bibliográfica, este trabalho tem por objetivo analisar, de forma crítica, a aplicação da didática metacognitiva em atividades de leitura e fomentar discussões sobre a perspectiva adotada em propostas pedagógicas para o ensino da leitura. Propõe-se, também, uma sequência didática que se utiliza de estratégias metacognitivas para a formação de conceitos e produção de sentidos no texto multimodal meme. Trata-se de metodologia propositiva que traz embasamento teórico sobre esta prática pedagógica. As considerações sobre o material fundamentam-se em Cavalcante e Ribeiro (2015), Gerhardt, Albuquerque e Silva (2009), Guerreiro & Soares (2016), Kato (1985), Kleiman (2000), Marcuschi (2008), Palomanes (2018), Rojo (2012), Silva (2018), Solé (1998), Souza (2019), entre outros. Parte-se do pressuposto de que o trabalho com textos multimodais e, em especial, com o gênero meme, que já faz parte do repertório cultural de nossos alunos, possibilita uma maior participação e atenção nas atividades didáticas propostas. Procura-se ressaltar, nesta pesquisa, que o uso de estratégias metacognitivas em leitura, orienta o aluno para uma autonomia e autorregulação, de forma a contribuir para a compreensão do texto. Dessa forma, a partir de evidências demonstradas em pesquisas bibliográficas, que contribuíram para a elaboração de caderno pedagógico, queremos confirmar que o uso de estratégias metacognitivas no ensino da leitura de textos multimodais como os memes é, antes de mais nada, um excelente recurso para que nosso aluno, leitor, alcance a compreensão dos textos e mais ainda, tenha a possibilitar de gerenciar, monitorar e verificar sua aprendizagem.
Abstract: The eyes of many Portuguese language teachers are focused on discussions about pedagogical practices in teaching reading. Much has been produced. Among so many studies, it seeks to promote a reflection on teaching strategies that enable the development of skills and lead to reading competence. Based on bibliographical research, this work aims to critically analyze the application of metacognitive didactics in reading activities and encourage discussions on the perspective adopted in pedagogical proposals for teaching reading. It is also proposed a didactic sequence that uses metacognitive strategies for the formation of concepts and production of meanings in a multimodal meme text. It is a propositional methodology that provides a theoretical basis for this pedagogical practice. Considerations about the material are based on Cavalcante and Ribeiro (2015), Gerhardt, Albuquerque and Silva (2009), Guerreiro & Soares (2016), Kato (1985), Kleiman (2000), Marcuschi (2008), Palomanes (2018), Rojo (2012), Silva (2018), Solé (1998), Souza (2019), among others. It is assumed that working with multimodal texts and, in particular, with the meme genre, which is already part of the cultural repertoire of our students, enables greater participation and attention in the proposed teaching activities. It is intended to emphasize, in this research, that the use of metacognitive strategies in reading guides the student towards autonomy and self-regulation, in order to contribute to the understanding of the text. Thus, based on evidence demonstrated in bibliographic research, which contributed to the development of a pedagogical notebook, we want to confirm that the use of metacognitive strategies in teaching reading multimodal texts such as memes is, above all, an excellent resource for that our student, reader, reach the understanding of the texts and, even more, have the ability to manage, monitor and verify their learning.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23508
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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