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dc.contributor.authorMartins, Janaina Gama-
dc.date.accessioned2025-10-31T18:23:28Z-
dc.date.available2025-10-31T18:23:28Z-
dc.date.issued2025-10-01-
dc.identifier.citationMARTINS, Janaina Gama. Estratégias para a superação da retenção em disciplinas do ciclo básico, Estatística Básica e Cálculo I e de seus reflexos na gestão da UFRRJ. 2025. 206 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23652-
dc.description.abstractA retenção no ensino superior está relacionada com reprovações ou trancamentos que provocam a permanência prolongada além do previsto em um curso de Graduação. A retenção, principalmente em disciplinas importantes do ciclo inicial no ensino superior, constitui um fenômeno de amplitude macrossocial e provoca repercussões desfavoráveis nos indivíduos, na sociedade e na administração acadêmica. O que se observa é que existe retenção em disciplinas do ciclo inicial do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e isso acarreta problemas na gestão física, acadêmica e social da Instituição. Diante desse contexto, este trabalho apresenta como objetivo principal analisar como o DEMAT/ICE da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro pode desenvolver ações para superar os motivos que influenciam a retenção nas disciplinas do ciclo básico, Estatística Básica e Cálculo I. O percurso metodológico foi realizado a partir de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva-exploratória e a partir de um estudo de caso no ICE/UFRRJ. Na coleta dos dados, foram realizadas 14 entrevistas. Após as entrevistas utilizou-se o método de análise de conteúdo para as análises dos dados coletados. Após as análises foi possível identificar que a transição desestruturada do ensino médio para o superior e a defasagem de base em conteúdos essenciais são os principais fatores que levam à retenção nas disciplinas de Cálculo I e Estatística Básica, conforme a percepção de alunos e docentes. A retenção de estudantes acarreta impactos econômicos significativos na gestão universitária, elevando custos operacionais, diminuindo o investimento governamental, precarizando serviços, comprometendo o planejamento de vagas e a qualidade da pesquisa e extensão, e prejudicando o papel da instituição de formar profissionais qualificados. Apesar da monitoria e tutoria serem as principais ações institucionais para apoiar o desempenho acadêmico, enfrentam limitações significativas como número insuficiente de monitores, problemas de horário e falta de acompanhamento e avaliação contínuos de seus resultados. Como Produto Técnico Tecnológico foi desenvolvido um Relatório Técnico Conclusivo com propostas de ações estratégicas que imergiram das entrevistas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectretenção no ensino superiorpt_BR
dc.subjectevasão no ensino superiorpt_BR
dc.subjectgestão universitáriapt_BR
dc.subjectstudent retention in higher educationpt_BR
dc.subjectstudent dropout in higher educationpt_BR
dc.subjectuniversity managementpt_BR
dc.titleEstratégias para a superação da retenção em disciplinas do ciclo básico, Estatística Básica e Cálculo I e de seus reflexos na gestão da UFRRJpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherStudent retention in higher education is linked to course failures or with drawals that cause prolonged study duration beyond the standard curriculum. This phenomenon, especially in crucial initial-cycle disciplines, constitutes a macro-social issue with unfavorable repercussions for individuals, society, and academic administration. It is observed that retention exists in initial-cycle disciplines at the Institute of Exact Sciences (ICE) of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), which creates problems for the institution's physical, academic, and social management. Given this context, this work's main objective is to analyze how DEMAT/ICE at the Federal Rural University of Rio de Janeiro can develop actions to overcome the reasons influencing retention in basic cycle disciplines, namely Basic Statistics and Calculus I. The methodological approach was based on applied research, with a qualitative, descriptive- exploratory approach, and a case study at ICE/UFRRJ. For data collection, 14 interviews were conducted. After the interviews, content analysis was used to analyze the collected data. The analyses revealed that the unstructured transition from high school to higher education and a lack of foundational knowledge in essential subjects are the main factors leading to retention in Calculus I and Basic Statistics, according to both students and faculty. Student retention results in significant economic impacts on university management, increasing operational costs, decreasing government investment, deteriorating services, compromising enrollment planning, affecting the quality of research and extension, and hindering the institution's role in producing qualified professionals. Although mentoring and tutoring are the main institutional actions to support academic performance, they face significant limitations, such as an insufficient number of mentors, scheduling conflicts, and a lack of continuous monitoring and evaluation of their results. As a Technical and Technological Product, a Conclusive Technical Report was developed, proposing strategic actions derived from the interviews.en
dc.contributor.advisor1Cova, Marcia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7477-5421pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757009092492002pt_BR
dc.contributor.referee1Cova, Marcia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7477-5421pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757009092492002pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Robson Mariano da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9019994973988827pt_BR
dc.contributor.referee3Moura, Renan Gomes de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6605-1631pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7825583906742125pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0008-0834-842Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8955751275421577pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
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dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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