Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23652
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias para a superação da retenção em disciplinas do ciclo básico, Estatística Básica e Cálculo I e de seus reflexos na gestão da UFRRJ
Autor(es): Martins, Janaina Gama
Orientador(a): Cova, Marcia Cristina Rodrigues
Primeiro membro da banca: Cova, Marcia Cristina Rodrigues
Segundo membro da banca: Silva, Robson Mariano da
Terceiro membro da banca: Moura, Renan Gomes de
Palavras-chave: retenção no ensino superior;evasão no ensino superior;gestão universitária;student retention in higher education;student dropout in higher education;university management
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Data do documento: 1-Out-2025
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citação: MARTINS, Janaina Gama. Estratégias para a superação da retenção em disciplinas do ciclo básico, Estatística Básica e Cálculo I e de seus reflexos na gestão da UFRRJ. 2025. 206 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Resumo: A retenção no ensino superior está relacionada com reprovações ou trancamentos que provocam a permanência prolongada além do previsto em um curso de Graduação. A retenção, principalmente em disciplinas importantes do ciclo inicial no ensino superior, constitui um fenômeno de amplitude macrossocial e provoca repercussões desfavoráveis nos indivíduos, na sociedade e na administração acadêmica. O que se observa é que existe retenção em disciplinas do ciclo inicial do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e isso acarreta problemas na gestão física, acadêmica e social da Instituição. Diante desse contexto, este trabalho apresenta como objetivo principal analisar como o DEMAT/ICE da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro pode desenvolver ações para superar os motivos que influenciam a retenção nas disciplinas do ciclo básico, Estatística Básica e Cálculo I. O percurso metodológico foi realizado a partir de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva-exploratória e a partir de um estudo de caso no ICE/UFRRJ. Na coleta dos dados, foram realizadas 14 entrevistas. Após as entrevistas utilizou-se o método de análise de conteúdo para as análises dos dados coletados. Após as análises foi possível identificar que a transição desestruturada do ensino médio para o superior e a defasagem de base em conteúdos essenciais são os principais fatores que levam à retenção nas disciplinas de Cálculo I e Estatística Básica, conforme a percepção de alunos e docentes. A retenção de estudantes acarreta impactos econômicos significativos na gestão universitária, elevando custos operacionais, diminuindo o investimento governamental, precarizando serviços, comprometendo o planejamento de vagas e a qualidade da pesquisa e extensão, e prejudicando o papel da instituição de formar profissionais qualificados. Apesar da monitoria e tutoria serem as principais ações institucionais para apoiar o desempenho acadêmico, enfrentam limitações significativas como número insuficiente de monitores, problemas de horário e falta de acompanhamento e avaliação contínuos de seus resultados. Como Produto Técnico Tecnológico foi desenvolvido um Relatório Técnico Conclusivo com propostas de ações estratégicas que imergiram das entrevistas.
Abstract: Student retention in higher education is linked to course failures or with drawals that cause prolonged study duration beyond the standard curriculum. This phenomenon, especially in crucial initial-cycle disciplines, constitutes a macro-social issue with unfavorable repercussions for individuals, society, and academic administration. It is observed that retention exists in initial-cycle disciplines at the Institute of Exact Sciences (ICE) of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), which creates problems for the institution's physical, academic, and social management. Given this context, this work's main objective is to analyze how DEMAT/ICE at the Federal Rural University of Rio de Janeiro can develop actions to overcome the reasons influencing retention in basic cycle disciplines, namely Basic Statistics and Calculus I. The methodological approach was based on applied research, with a qualitative, descriptive- exploratory approach, and a case study at ICE/UFRRJ. For data collection, 14 interviews were conducted. After the interviews, content analysis was used to analyze the collected data. The analyses revealed that the unstructured transition from high school to higher education and a lack of foundational knowledge in essential subjects are the main factors leading to retention in Calculus I and Basic Statistics, according to both students and faculty. Student retention results in significant economic impacts on university management, increasing operational costs, decreasing government investment, deteriorating services, compromising enrollment planning, affecting the quality of research and extension, and hindering the institution's role in producing qualified professionals. Although mentoring and tutoring are the main institutional actions to support academic performance, they face significant limitations, such as an insufficient number of mentors, scheduling conflicts, and a lack of continuous monitoring and evaluation of their results. As a Technical and Technological Product, a Conclusive Technical Report was developed, proposing strategic actions derived from the interviews.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23652
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANAINA GAMA MARTINS.pdf6.6 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.