Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/24039
Tipo do documento: Dissertação
Title: O grafismo marajoara: ressemantização afro-indígena na comunidade tradicional de matriz africana Ilê da Oxum Apará / Gildasio Miranda do Carmo
Other Titles: Marajoara graphics: Afro-indigenous resemantization in the traditional community of African origin Ilê da Oxum Apará / Gildasio Miranda do Carmo
Authors: Carmo, Gildasio Miranda do
Orientador(a): Daniel, Camila
Primeiro membro da banca: Valle, Arthur Gomes
Segundo membro da banca: Daniel, Camila '
Terceiro membro da banca: Linhares, Anna Maria Alves
Keywords: Grafismo Marajoara;Ilê da Oxum Apará;Patrimônio Cultural brasileiro;Candomblé e Ressemantização;Brazilian Cultural Heritage and Resemantization
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 4-Sep-2025
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade
Citation: CARMO, Gildasio Miranda do: O grafismo marajoara: ressemantização afro-indígena na comunidade tradicional de matriz africana Ilê da Oxum Apará / Gildasio Miranda do Carmo. – 2025. 132 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) – Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2025.
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo analisar o uso tradicional da cerâmica marajoara na contemporaneidade, com foco na sua ressemantização, no estudo de caso da comunidade tradicional de matriz africana Ilê da Oxum Apará, situada no município de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro. O estudo parte da análise de 15 peças cerâmicas marajoaras que compõem o ACIOA - Acervo Cultural do Ilê da Oxum Apará, buscando compreender como os grafismos presentes nesses objetos são ressemantizados no contexto tradicional e cultural, compondo o seu patrimônio imaterial e material. A pesquisa examina o sentido semântico do grafismo marajoara como elemento simbólico, tradicional e estético. A investigação evidencia que esses grafismos são mais do que ornamentos, constituindo registros visuais de narrativas históricas, cosmologicas e ancestrais, que dialogam com as práticas das comunidades tradicionais de matriz africana. Utilizando como referencial teórico os conceitos de identidade afroindígena e afropindorâmica (Pacheco, 2017; Goldman, 2021 e Santos, 2015), bem como as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial delineadas nas Cartas de Fortaleza (1997) e Mar del Plata (1997), e conceito de referencial cultural (Menezes, 2014). A análise também considera o processo histórico de nacionalização e espetacularização do grafismo marajoara no início do século XIX, (Linhares, 2015 e Valle, 2008) em especial no movimento modernista e Art Déco, por meio da atuação de artistas como Theodoro Braga, Vicente do Rego Monteiro e Corrêa Dias. Em contraponto, destaca-se o papel dos mestres ceramistas contemporâneos, como Mestre Cardoso, que impulsionou o grafismo neomarajoara, reafirmando uma estética popular, viva e identitária.
Abstract: This dissertation aims to analyze the traditional use of Marajoara ceramics in contemporary times, focusing on its resemantization, through the case study of the traditional African matrix community Ilê da Oxum Apará, located in the municipality of Itaguaí, in the state of Rio de Janeiro. The study begins with the analysis of 15 Marajoara ceramic pieces that are part of the ACIOA – Cultural Collection of Ilê da Oxum Apará, seeking to understand how the graphic patterns present in these objects are resemantized within the traditional and cultural context, forming part of both its intangible and material heritage. The research examines the semantic meaning of Marajoara graphic designs as symbolic, traditional, and aesthetic elements. The investigation reveals that these graphic motifs are more than mere decorations; they are visual records of historical, cosmological, and ancestral narratives that resonate with the practices of traditional African matrix communities. The theoretical framework includes the concepts of Afro-Indigenous and Afropindoramic identity (Pacheco, 2017; Goldman, 2021; Santos, 2015), as well as the safeguarding policies of intangible cultural heritage outlined in the Fortaleza (1997) and Mar del Plata (1997) Charters, and the concept of cultural referentiality (Menezes, 2014). The analysis also considers the historical process of the nationalization and spectacularization of Marajoara graphic motifs in the early 20th century (Linhares, 2015; Valle, 2008), particularly through the modernist and Art Deco movements and the work of artists such as Theodoro Braga, Vicente do Rego Monteiro, and Corrêa Dias. In contrast, the role of contemporary master potters, such as Mestre Cardoso, is highlighted for promoting neo-Marajoara graphics, reaffirming a popular, living, and identity-rooted aesthetic.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/24039
Appears in Collections:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILDASIO MIRANDA DO CARMO.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.