Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5420
Tipo do documento: | TCC |
Title: | Um olhar sobre o curso de licenciatura em ciências biológicas da UFRRJ (2005-2012): um estudo sócio-histórico das matrizes curriculares |
Authors: | Rodrigues, Gabriel Moreira |
: | Tavares, Daniele Aparecida de Lima |
: | Tavares, Daniele Aparecida de Lima;Fonseca, Lana Claudia de Souza;Pinto, Benjamin Teixeira Carvalho |
Keywords: | Currículo;UFRRJ;Licenciatura em ciências biológicas;Identidade |
Issue Date: | 17-Jul-2014 |
Abstract: | Este trabalho é fruto de uma pesquisa monográfica em Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRRJ. A partir das reflexões possibilitadas pelas contribuições dos estudos curriculares e da história nova, no que diz respeito a história oral, analisei os perfis construídos por oito turmas do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da UFRRJ. Os perfis foram construídos a partir de questionários aplicados durante a disciplina de Didática de Ciências e Biologia nos anos de 2008 a 2012, onde os estudantes foram indagados sobre questões relacionadas a sua ligação com a Biologia e ao referido curso. Procurei refletir, apoiado nas memórias dos estudantes, sobre as implicações do contexto sócio-histórico na compreensão dos perfis das turmas que ao serem analisados construíram traços identitários em reflexo a estas matrizes curriculares. Sendo assim, foi possível destacar as áreas da Biologia com as quais os estudantes apresentaram maior afinidade. Além disso, foi possível correlacionar estes traços identitários com os discursos de poder presentes na constituição do curso de Ciências Biológicas e sua matriz curricular. |
Abstract: | This study aimed to investigate social-historical aspects of 8 profiles builded in a discipline of Didática de Ciências e Biologia (between the years 2008 – 2012) of a teacher education in the Biology Science course at Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). This work is based on new history methodologies and history curriculum studies to analyzing curriculum at 2005 and 2009. The research has used oral sources (profiles builded of 8 classes) and legal documents (Resolutions, articles, papers from scientific congress, books). By understanding the implications of historical moments, I was be able to understand “identity features” present in the curriculum |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5420 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gabriel Moreira Rodrigues - JUL 2014.pdf | 3.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.