Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5428
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTavares, Daniele Aparecida de Lima-
dc.contributor.authorSouza, Danilo Pereira de-
dc.date.accessioned2021-02-06T12:09:16Z-
dc.date.available2021-02-06T12:09:16Z-
dc.date.issued2014-07-17-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5428-
dc.description.abstractEste relato é fruto das reflexões de um trabalho monográfico em licenciatura em Ciências Biológicas na UFRRJ. O trabalho foi realizado no Colégio Técnico da UFRRJ, Seropédica – RJ, com estudantes do 3º do Ensino Médio. O contato com diversos alunos e diversos modos de abordar o conteúdo, permitiu-nos indagar e aplicar estratégias teórico-metodológicas que foram utilizadas a fim de proporcionar uma abordagem próxima à realidade cotidiana dos estudantes. O tema abordado foi “Relações Ecológicas” e o objetivo foi propor de forma lúdica (jogos didáticos e construção conceitual através de mapas) um olhar crítico sobre o tema buscando construção de conhecimentos para os atores envolvidos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRelações ecológicaspt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
dc.subjectEstratégias teórico-metodlógicaspt_BR
dc.titleCompreendendo as relações ecológicas pelo olhar dos estudantes do ensino médio de uma escola de Seropédica-RJpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersTavares, Daniele Aparecida de Lima-
dc.contributor.membersFonseca, Lana Claudia de Souza-
dc.contributor.membersPinto, Benjamin Teixeira Carvalho-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThis study aimed to investigate Ecological Relationships in a playful way when the students were invited to participated in a educational games and builded conceptual map. The approach used was based in a critical way of looking at the theme, seeking knowledge construction for all the involved actors. This research was performed in a discipline of Biology in a third year of high school at Colégio Técnico da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). A permanent contact with students and the diverse ways of approaching the theoretical content allowed us to investigate and apply theoretical and methodological strategies, which were used in ways to show an appropriate view of the students daily realitypt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Danilo Pereira de Souza - JUL 2014.pdf1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.