Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5431
Tipo do documento: TCC
Título: A evolução biológica em livros didáticos de biologia do ensino médio
Autor(es): Melinski, Ramiro Dário
Orientador(a): Silva, Hélio Ricardo da;Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Membro da banca: Silva, Hélio Ricardo da;Fonseca, Lana Claudia de Souza;Dorvillé, Luís Fernando Marques
Palavras-chave: Darwin;Ensino de biologia;Evolução biológica;Lamarck;Livros didáticos
Data do documento: Set-2013
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma análise crítica de conceitos relacionados à Evolução Biológica presentes nos livros didáticos do Ensino Médio adotados nas escolas públicas brasileiras. As coleções didáticas analisadas fazem parte da recomendação pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mais precisamente o Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) de 2009 para o Ensino Médio. Este programa seleciona livros que podem ser adotados pelas escolas no ensino de Biologia no Ensino Médio. Foi realizada uma análise quantitativa do conteúdo sobre Evolução presente em cada obra, visando compreender o grau de importância dado ao assunto pelas editoras perante o programa educacional no Brasil. Também foi realizada uma análise qualitativa dos conteúdos, focando as teorias de Charles Darwin e Jean-Baptiste Lamarck, considerados os principais personagens na história do pensamento evolucionário, com o objetivo de identificar a presença de equívocos clássicos acerca dos conteúdos sobre as teorias destes dois naturalistas. O PNLD é um programa que atua em todo território nacional e, portanto, os livros empregados por ele podem representar registros públicos e históricos do provável cenário educacional e dos conteúdos ensinados.
Abstract: This work has as main objective a critical analysis of Biological Evolution as it appears in textbooks adopted by Brazilian public high schools. The teaching collections analyzed are part of the recommendation by the National Textbook Program (PNLD), more precisely the National Plan for Textbooks for Secondary Education (PNLEM) 2009 for High School Students. This program selects books that can be adopted by schools in teaching biology in Secondary School. A quantitative analysis of the content about evolution was made in each work, aiming to understand the degree of importance given to the subject by publishers before the educational program in Brazil. A qualitative content analysis was also conducted, focusing on the theories of Charles Darwin and Jean-Baptiste Lamarck, considered the main characters in the history of evolutionary thought, with the aim of identifying the presence of classic misconceptions about the content on the theories of these two naturalists. PNLD is a program that operates nationwide and, therefore, the books suggested by this office may represent public and historical records of the likely educational scenario and content taught
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5431
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ramiro Dário Melinski - SET 2013.pdf676.16 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.