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dc.contributor.authorMachado, João Carlos Bernardo
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:37Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:37Z-
dc.date.issued2020-12-15
dc.identifier.citationMACHADO, João Carlos Bernardo. O Conselho de Educação Superior nas repúblicas americanas e os possíveis impactos na reforma do ensino superior no Brasil em 1968. 2020. 391 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9922-
dc.description.abstractA epígrafe das condições históricas que levou o Institute International of Education, como representante do departamento de Estado dos Estados Unidos, a desenvolver o processo de oligopolização estadunidense que destacou a Educação e o Ensino Superior como os referenciais de desenvolvimento dos Estados latino-americanos foi a política expansionista. Nesse sentido, o Institute International of Education, em 1958, constituiu o Conselho de Educação Superior nas Repúblicas Americanas para que este, com atribuições definidas e a partir de dados coletados acerca dos parâmetros estruturais do inventário educacional na América Latina, propusesse um compêndio curricular que se adequasse às perspectivas de modernização e "mundialização" da educação e do ensino superior. No Brasil, a inferência promovida pelo Institute International of Education (IIE), a partir do Conselho de Educação Superior nas Repúblicas Americanas (CHEAR), requereu formulações produzidas pelos instrumentos políticos da ideologia estadunidense, organismos internacionais, bem como de alguns modelos econômicos, para, em princípio, referenciar a reorganização de programas e currículos educacionais para o ensino superior. Todavia, a nosso ver, possivelmente essas referências exerceram influências quanto à organização da reforma universitária, através da Lei 5540, em 1968 no Brasil. Assim, o objetivo desta tese foi promover o exame de uma suposta passionalidade da política institucional brasileira que, possivelmente, tenha autorizado o Conselho de Educação Superior nas Repúblicas Americanas, como representante do IIE, a condimentar, por algumas sugestões, à organização de Programas Educacionais, bem como do Currículo de Educação Superior através da Reforma Universitária de 1968 que subjazeria o processo de formação do indivíduo intelectual, social e "suficiente" da "nova sociedade" brasileira.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da Educação Latino-Americanapor
dc.subjectConselho de Educação Superior nas Repúblicas Americanaspor
dc.subjectReforma do Ensino Superior no Brasilpor
dc.subject1968por
dc.subjectHistory of Latin American Educationpor
dc.subjectCouncil for Higher Education in the American Republicspor
dc.subjectHigher Education Reform in Brazilpor
dc.titleO Conselho de Educação Superior nas repúblicas americanas e os possíveis impactos na reforma do ensino superior no Brasil em 1968por
dc.title.alternativeThe Higher Education Council in the american republics and the possible impacts on higher education reform in Brazil in 1968eng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThe epigraph of the historical conditions that led the International Institute of Education, as a representative of the United States Department of State, to develop the process of American oligopolization that highlighted Education and Higher Education as the development benchmarks of Latin American States was the expansionist policy. In this sense, the International Institute of Education, in 1958, constituted the Council of Higher Education in the American Republics so that it, with defined attributions and based on data collected about the structural parameters of the educational inventory in Latin America, proposed a curricular compendium that fit the prospects of modernization and 'globalization' of education and higher education. In Brazil, the inference promoted by the Institute International of Education (IIE), from the Council of Higher Education in the American Republics (CHEAR), required formulations produced by the political instruments of the American ideology, international organizations, as well as some economic models, for , in principle, refer to the reorganization of educational programs and curricula for higher education. However, in our view, these references possibly influenced the organization of university reform, through Law 5540, in 1968 in Brazil. Thus, the objective of this thesis was to promote the examination of a supposed passionality of the Brazilian institutional policy that, possibly, authorized the Council of Higher Education in the American Republics, as a representative of the IIE, to spice up, for some suggestions, the organization of Educational Programs , as well as the Higher Education Curriculum through the University Reform of 1968 that would underlie the process of training the intellectual, social and 'sufficient' individual of the Brazilian 'new society'.eng
dc.contributor.advisor1Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.advisor1ID632.922.117-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186337020612168por
dc.contributor.referee1Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.referee2Andrade, Flavio Anicio
dc.contributor.referee3Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
dc.contributor.referee4Martins, Angela Maria Souza
dc.contributor.referee5Leite Filho, Aristeo Gonçalves
dc.creator.ID713.535.507-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4872652859424550por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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