Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9922
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O Conselho de Educação Superior nas repúblicas americanas e os possíveis impactos na reforma do ensino superior no Brasil em 1968 |
Título(s) alternativo(s): | The Higher Education Council in the american republics and the possible impacts on higher education reform in Brazil in 1968 |
Autor(es): | Machado, João Carlos Bernardo |
Orientador(a): | Gouvêa, Fernando César Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Gouvêa, Fernando César Ferreira |
Segundo membro da banca: | Andrade, Flavio Anicio |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, Regina Maria de Oliveira |
Quarto membro da banca: | Martins, Angela Maria Souza |
Quinto membro da banca: | Leite Filho, Aristeo Gonçalves |
Palavras-chave: | História da Educação Latino-Americana;Conselho de Educação Superior nas Repúblicas Americanas;Reforma do Ensino Superior no Brasil;1968;History of Latin American Education;Council for Higher Education in the American Republics;Higher Education Reform in Brazil |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 15-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citação: | MACHADO, João Carlos Bernardo. O Conselho de Educação Superior nas repúblicas americanas e os possíveis impactos na reforma do ensino superior no Brasil em 1968. 2020. 391 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020. |
Resumo: | A epígrafe das condições históricas que levou o Institute International of Education, como representante do departamento de Estado dos Estados Unidos, a desenvolver o processo de oligopolização estadunidense que destacou a Educação e o Ensino Superior como os referenciais de desenvolvimento dos Estados latino-americanos foi a política expansionista. Nesse sentido, o Institute International of Education, em 1958, constituiu o Conselho de Educação Superior nas Repúblicas Americanas para que este, com atribuições definidas e a partir de dados coletados acerca dos parâmetros estruturais do inventário educacional na América Latina, propusesse um compêndio curricular que se adequasse às perspectivas de modernização e "mundialização" da educação e do ensino superior. No Brasil, a inferência promovida pelo Institute International of Education (IIE), a partir do Conselho de Educação Superior nas Repúblicas Americanas (CHEAR), requereu formulações produzidas pelos instrumentos políticos da ideologia estadunidense, organismos internacionais, bem como de alguns modelos econômicos, para, em princípio, referenciar a reorganização de programas e currículos educacionais para o ensino superior. Todavia, a nosso ver, possivelmente essas referências exerceram influências quanto à organização da reforma universitária, através da Lei 5540, em 1968 no Brasil. Assim, o objetivo desta tese foi promover o exame de uma suposta passionalidade da política institucional brasileira que, possivelmente, tenha autorizado o Conselho de Educação Superior nas Repúblicas Americanas, como representante do IIE, a condimentar, por algumas sugestões, à organização de Programas Educacionais, bem como do Currículo de Educação Superior através da Reforma Universitária de 1968 que subjazeria o processo de formação do indivíduo intelectual, social e "suficiente" da "nova sociedade" brasileira. |
Abstract: | The epigraph of the historical conditions that led the International Institute of Education, as a representative of the United States Department of State, to develop the process of American oligopolization that highlighted Education and Higher Education as the development benchmarks of Latin American States was the expansionist policy. In this sense, the International Institute of Education, in 1958, constituted the Council of Higher Education in the American Republics so that it, with defined attributions and based on data collected about the structural parameters of the educational inventory in Latin America, proposed a curricular compendium that fit the prospects of modernization and 'globalization' of education and higher education. In Brazil, the inference promoted by the Institute International of Education (IIE), from the Council of Higher Education in the American Republics (CHEAR), required formulations produced by the political instruments of the American ideology, international organizations, as well as some economic models, for , in principle, refer to the reorganization of educational programs and curricula for higher education. However, in our view, these references possibly influenced the organization of university reform, through Law 5540, in 1968 in Brazil. Thus, the objective of this thesis was to promote the examination of a supposed passionality of the Brazilian institutional policy that, possibly, authorized the Council of Higher Education in the American Republics, as a representative of the IIE, to spice up, for some suggestions, the organization of Educational Programs , as well as the Higher Education Curriculum through the University Reform of 1968 that would underlie the process of training the intellectual, social and 'sufficient' individual of the Brazilian 'new society'. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9922 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020 - João Carlos Bernardo Machado.pdf | 2.73 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.