Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12082
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A interface entre a educação escolar diferenciada e o turismo de base comunitária nas comunidades caiçaras do Pouso da Cajaíba e da Praia do Sono, Rio de Janeiro |
Otros títulos: | ... |
Autor: | Barros, André Loureiro Ribeiro de |
Orientador(a): | Rodrigues, Camila Gonçalves de Oliveira |
Primeiro coorientador: | Nobre, Domingos Barros |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Camila Gonçalves de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Mendonça, Teresa Cristina de Miranda |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Mara Edilara Batista de |
Palabras clave: | território;turismo de base comunitária;educação escolar diferenciada caiçara;territories;community based tourism;caiçara schoolar education |
Área(s) do CNPq: | Economia |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 30-may-2017 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas |
Citación: | BARROS, André Loureiro Ribeiro de. A interface entre a educação escolar diferenciada e o turismo de base comunitária nas comunidades caiçaras do Pouso da Cajaíba e da Praia do Sono, Rio de Janeiro. 2017. 120 f.. Dissertação( Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2017. |
Resumen: | A região da Costa Verde, no Litoral Sul do Rio de Janeiro, e Norte de São Paulo, apresentam características que potencializam o desenvolvimento do turismo, em virtude dos atrativos naturais e histórico culturais, além da peculiaridade de reunir comunidades tradicionais como os caiçaras, quilombolas e indígenas da etnia Guarani Mbya. Entretanto, essa região passou por transformações socioeconômicas que impactaram diretamente a vida destes povos tr adicionais locais. Como forma de garantir a permanência e o protagonismo no processo de desenvolvimento, as comunidades vêm discutindo a implementação de um turismo de base comunitária e de uma educação escolar diferenciada. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de construção e consolidação do Programa de Formação Continuada da Educação Escolar Diferenciada Caiçara nas Comunidades do Sono e do Pouso da Cajaíba, localizadas na península da Juatinga, e sua interface com o desenvolvimento do turismo de base comunitária. Para embasar a discussão foram utilizados instrumentos de pesquisa qualitativa através da participação em espaços de discussões dos referidos temas entrevistas estruturadas e semiestruturadas com os principais atores e análise de referencial bibliográfico. A análise empreendida neste trabalho aponta que a presença das primeiras turmas de Educação Diferenciada do Ensino Fundamental II nas localidades estudadas é resultado de um histórico de mobilização e poderá servir de estímulo para a ampliação da oferta para outras Comunidades de um Modelo de Educação que estimule as iniciativas e valorize o potencial ambiental e histórico cultural dos seus territórios tais como o turismo de base comunitária. |
Abstract: | The Juatinga Peninsula, located in Costa Verde, a region at the south coast of Rio de Janeiro and north coast of the São Paulo, has characteristics wi th potencial for the development of touristic activities, such as natural attractions and cultural heritage. A particular characterist of the peninsula is to be the homeland of tradicional communities: caiçaras, quilombolas and indigenous of the ethnicity Mbya Guarani. However, this region has passed through socioeconomic transformations that have a direct impact in these traditional people's lives. These modifications are associated with the creation of protected by law areas, works of infrastructure, real state speculation, and other questions that made clear the confliccts and the disputes related to use and occupation of the soil. Along this process, the traditional communities of region, as the caiçaras, need to strengthen their demands and to organize themselves politically in order to search for their rights. As a way to ensure the permanence and protagonism in the development process, the communities has discussed the implementation of community based tourism and a diferent scholar education for child ren. In this context, the present work has as objective analyze the process of the construction and consolidation of the pilot project of caiçara diferent scholar education Praia do Sono and Pouso da Cajaíba, both located at the Juatinga Peninsula, and its interface with the base community tourism development. To base the discussion we used instruments of qualitative research, through the partipation in places of discussion of the referred themes , structured and semi structured interviews with the main acto rs, and analisis of the bibliographic reference. The analisis presented in this work indicates that the existance of the first classes of the diferent scholar education in the basic education II (6º to 9º grade) at schools in the regions is a result of a c hain of events of mobilization that can be a stimulus to a broader offer, to other communities, of an educational model wich incentivize iniciatives and valorize potencials of the territory, like ambiental features and cultural heritage, as the community b ased tourism does. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12082 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017 - André Loureiro Ribeiro de Barros.pdf | André Loureiro Ribeiro de Barros | 3.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.