Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12188
Tipo do documento: Dissertação
Título: Analisando o PIBID\UFRRJ sob o olhar dos subprojetos física e pedagogia.
Otros títulos: Analyzing the PIBID \ UFRRJ under the eyes of the physical subprojects and pedagogy
Autor: Silva, Lígia Moura
Orientador(a): Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Primeiro membro da banca: Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Segundo membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Terceiro membro da banca: Cordeiro, Fabiana
Palabras clave: PIBID;Formação;Formação continuada;Políticas Educacionais;PIBID;Education;Continuing education;Educational policies
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 29-mar-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: SILVA, Lígia Moura. Analisando o PIBID\UFRRJ sob o olhar dos subprojetos física e pedagogia.. 2018. 58 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .
Resumen: Este trabalho aborda o tema formação de professores e objetivou analisar as percepções dos licenciandos, dos professores supervisores e coordenadores, inseridos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, dos subprojetos Física e Pedagogia, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A relevância desta pesquisa está na possibilidade de fazer uma avaliação a respeito deste Programa Educacional voltado para a formação inicial de professores. A iniciativa encontrou suporte metodológico na abordagem qualitativa, tendo como participantes da pesquisa, três professores coordenadores (um do subprojeto Física e dois do Subprojeto Pedagogia), quatro professoras supervisoras (uma do subprojeto Física e as outras três do subprojeto Pedagogia), e treze bolsistas (seis de Física e sete de Pedagogia). A coleta de dados foi feita através de um questionário semi estruturado enviado aos participantes. Dentre os resultados encontrados na pesquisa, destacamos os seguintes: o PIBID se mostrou importante na aproximação da universidade com a escola de educação básica; possibilitou formação mais sólida para o futuro professor, uma vez que eles passaram a conhecer a realidade do contexto escolar da educação de base, vivenciando os problemas reais do dia a dia; experimentaram a verdadeira interação entre teoria e prática nas suas respectivas áreas; relataram a importância da formação continuada e, finalmente, apontaram o PIBID como um programa que acrescenta na qualidade da formação do futuro professor
Abstract: This work addresses the theme of teacher training and aims to analyze the perceptions of the gratuating, the supervisors and coordinators, inserted in the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant, of the subprojects Physics and Pedagogy. The relevance of this research is the possibility of making an evaluation regarding this Educational Program focused on the initial formation of teachers. The initiative found methodological support in the qualitative approach, with three coordinating teachers (one from the Physical subproject and two from the Pedagogy Subproject), four supervising teachers (one from the Physical subproject and the other three from the Pedagogy subproject), and thirteen fellows (six of Physics and seven of Pedagogy). The data collection was done through a semi structured questionnaire sent to the participants. Among the results found in the research, we highlight the following: how the PIBID proved important in the approach of the university with the basic education school; a more solid formation for the future teacher, since they come to know the reality of the school context of basic education, experiencing the real problems of the day to day; the true interaction between theory and practice; the importance of continuing education and especially how PIBID is a program that adds to the quality of future teacher education
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12188
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2018 - Ligia Moura Silva.pdfLigia Moura Silva541.41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.