Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12188
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Analisando o PIBID\UFRRJ sob o olhar dos subprojetos física e pedagogia. |
Other Titles: | Analyzing the PIBID \ UFRRJ under the eyes of the physical subprojects and pedagogy |
Authors: | Silva, Lígia Moura |
Orientador(a): | Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo |
Primeiro membro da banca: | Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo |
Segundo membro da banca: | Soares, Ana Maria Dantas |
Terceiro membro da banca: | Cordeiro, Fabiana |
Keywords: | PIBID;Formação;Formação continuada;Políticas Educacionais;PIBID;Education;Continuing education;Educational policies |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 29-Mar-2018 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | SILVA, Lígia Moura. Analisando o PIBID\UFRRJ sob o olhar dos subprojetos física e pedagogia.. 2018. 58 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 . |
Abstract: | Este trabalho aborda o tema formação de professores e objetivou analisar as percepções dos licenciandos, dos professores supervisores e coordenadores, inseridos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, dos subprojetos Física e Pedagogia, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A relevância desta pesquisa está na possibilidade de fazer uma avaliação a respeito deste Programa Educacional voltado para a formação inicial de professores. A iniciativa encontrou suporte metodológico na abordagem qualitativa, tendo como participantes da pesquisa, três professores coordenadores (um do subprojeto Física e dois do Subprojeto Pedagogia), quatro professoras supervisoras (uma do subprojeto Física e as outras três do subprojeto Pedagogia), e treze bolsistas (seis de Física e sete de Pedagogia). A coleta de dados foi feita através de um questionário semi estruturado enviado aos participantes. Dentre os resultados encontrados na pesquisa, destacamos os seguintes: o PIBID se mostrou importante na aproximação da universidade com a escola de educação básica; possibilitou formação mais sólida para o futuro professor, uma vez que eles passaram a conhecer a realidade do contexto escolar da educação de base, vivenciando os problemas reais do dia a dia; experimentaram a verdadeira interação entre teoria e prática nas suas respectivas áreas; relataram a importância da formação continuada e, finalmente, apontaram o PIBID como um programa que acrescenta na qualidade da formação do futuro professor |
Abstract: | This work addresses the theme of teacher training and aims to analyze the perceptions of the gratuating, the supervisors and coordinators, inserted in the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant, of the subprojects Physics and Pedagogy. The relevance of this research is the possibility of making an evaluation regarding this Educational Program focused on the initial formation of teachers. The initiative found methodological support in the qualitative approach, with three coordinating teachers (one from the Physical subproject and two from the Pedagogy Subproject), four supervising teachers (one from the Physical subproject and the other three from the Pedagogy subproject), and thirteen fellows (six of Physics and seven of Pedagogy). The data collection was done through a semi structured questionnaire sent to the participants. Among the results found in the research, we highlight the following: how the PIBID proved important in the approach of the university with the basic education school; a more solid formation for the future teacher, since they come to know the reality of the school context of basic education, experiencing the real problems of the day to day; the true interaction between theory and practice; the importance of continuing education and especially how PIBID is a program that adds to the quality of future teacher education |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12188 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018 - Ligia Moura Silva.pdf | Ligia Moura Silva | 541.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.