Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12194
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação cooperativista: ações nas cooperativas agropecuárias do município de Boa Vista em Roraima
Título(s) alternativo(s): Cooperative education: actions in agricultural cooperatives of the municipality of Boa Vista in Roraima
Autor(es): Silva, José Gomes da
Orientador(a): Abboud, Antônio Carlos de Souza
Primeiro coorientador: Ferko, Georgia Patrícia da Silva
Primeiro membro da banca: Benevenuto, Mônica Aparecida Del Rio
Segundo membro da banca: Saraiva, Ernani Viana
Palavras-chave: Educação cooperativista;Cooperativismo;Roraima;Cooperative education;Cooperativism;Roraima
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 10-Out-2018
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: SILVA, José Gomes da. Educação cooperativista: ações nas cooperativas agropecuárias do município de Boa Vista em Roraima. 2018. 50 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.
Resumo: A educação cooperativista proporciona transformação, palavra-chave da educação. Essa transformação ocorre por meio do diálogo na dimensão de intracooperados e, até mesmo, intercooperados. Para tanto, essa dissertação tem como objetivo analisar a percepção dos dirigentes e cooperados sobre a educação cooperativista no Estado de Roraima, do ramo agropecuário. Nessa configuração, o próprio associado se coloca como agente de ação que pode mudar a realidade a sua volta, principalmente quando se trata de pequenos agricultores. Esse espírito do cooperativismo pode transformar a situação econômica e social desses agricultores que se associam e lutam por melhores condições de vida. De forma a alcançar o objetivo da pesquisa, realizamos pesquisa quali-quantitativa a fim de coletar dados que pudessem demonstrar a percepção dos dirigentes das cooperativas investigadas, os quais aceitaram o convite do pesquisador. Aplicamos entrevistas semiestruturadas aos dirigentes (presidentes e diretores) de três cooperativas e, ainda, foram distribuídos questionários, nas assembleias, aos associados. Observamos que as percepções desses dois públicos são parecidas, pois reconhecem a importância da educação cooperativista, embora as ações educativas, na maioria, restrinjam-se a cursos e treinamentos, constituindo visões tímidas e incipientes sobre a educação cooperativista. Vimos, ainda, a potencialidade desse empreendimento no Brasil, e para que se possa alavancar novas fundações e manter as que já existem, é necessário que as cooperativas repensem o que seja a educação cooperativista, bem como compreender, de forma mais abrangente, a realidade dos seus associados
Abstract: The cooperative education provides transformation, a keyword in educational field. This transformation happens by the intracooperated people dialogue and, even by the intercooperated ones. Because of that, this dissertation aims to analyze the perception of the cooperative´s managers and associated about the cooperative education in Roraima, focusing on agricultural industry. In this configuration, the associated himself is in charge of being the one who is able to change his own reality, especially dealing with the minor farmers. This corporatist spirit can change the farmers’ economic and social situation who are willing to associate in order to get better life’s condition. In order to accomplish the objective of this paper, it was done some quantitative and qualitative researches, so that the collection of the data would be faithful to the real perception of the cooperatives managers, who accepted the researcher’s invitation. Semi structured questions were applied to the managers (the chairman and directors) in three cooperatives and questions were also applied in assemblies to the associated. It was observed that the perception of all of them is similar, since both of them recognize the importance of the cooperative education, though the educational actions, in the most, are restricted in trainings and courses, which is an insipid vision of the cooperative education. It was also observed the potential of this kind of enterprise in Brazil, and for being possible to create new branches and keep the ones which exist, the cooperatives must rethink their conception of what is cooperative education, as well as understand in an effective manner the reality of their associated.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12194
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018 - José Gomes da Silva.pdfJosé Gomes da Silva688.75 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.