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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12195
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo sobre o Instituto Federal do Amapá, campus Macapá |
Título(s) alternativo(s): | School inclusion of students with special educational needs: a study of the Federal Institute of Amapá, campus Macapá |
Autor(es): | Côrtes, André Luis da Silva e Silva |
Orientador(a): | Paula, Lucília Augusta Lino de |
Primeiro membro da banca: | Paula, Lucília Augusta Lino de |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Valéria Marques de |
Terceiro membro da banca: | Kelman, Celeste Azulay |
Palavras-chave: | Inclusão escolar;Acessibilidade;Capacitação docente;School Inclusion;Accessibility;Teacher training |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 10-Nov-2014 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | CÔRTES, André Luis da Silva e Silva. Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo sobre o Instituto Federal do Amapá, campus Macapá. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos docentes frente ao processo de inclusão das práticas educativas necessárias para o atendimento de alunos com necessidade educacionais especiais no IFAP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá) e as percepções dos estudantes em relação ao seu nível de satisfação com o atendimento educacional oferecido na instituição, estabelecendo uma análise comparativa entre essas duas visões.Na abordagem metodológica, realizou-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual se entrevistou sete alunos com necessidades educacionais específicas, dezoito docentes que trabalharam com alunos inclusos e a coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, roteiro de entrevista semiestruturado com questões abertas. Os dados foram organizados e categorizados segundo análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que os alunos inclusos mostram-se satisfeitos com o processo de inclusão no que tange ao atendimento da estrutura física e técnico-pedagógica, mas também reconhecem que a Instituição precisa aprimorar seu atendimento. Por outro lado, os docentes apontam como principal aspecto impeditivo a sua prática pedagógica as deficiências em sua formação acadêmica, a necessidade de capacitação e melhor adequação da estrutura física. Conclui-se que frente às necessidades específicas de cada aluno, o processo de inclusão escolar é um desafio contínuo para qualquer instituição. O Instituto Federal do Amapá tem buscado se adequar neste processo, contudo, persiste o reconhecimento através das percepções de docentes e discentes que ainda é preciso avançar para efetivar um atendimento inclusivo a comunidade. |
Abstract: | This study aimed to analyze the perceptions of teachers facing the process of inclusion of educational practices necessary for the care of students with special educational needs in IFAP (Amapá Federal Institute of Education, Science and Technology). And analyze the perceptions of students regarding their level of satisfaction with the educational services offered by establishing a comparative analysis between these two views. Methodological approach, there was a descriptive qualitative study, in which interviewed seven students with special educational needs, 18 teachers who worked with included students and the coordinator of the Care Center for People in Special Educational Needs. It was used as data collection instrument, semi-structured interview guide with open questions. The data were organized and categorized according to Bardin’s content analysis. Results showed that the included students were satisfied with inclusion process with respect to the care of physical, technical and pedagogical structure, but also recognize that institution needs to enhance its service. However, teachers point out as main aspect impeding their practice deficiencies in their academic education, the need for training and better match the physical structure. We conclude that front the specific needs of each student, the school inclusion process is an ongoing challenge for any institution. IFAP has sought to adapt this process, however, persists recognition through the perceptions of teachers and students that it is still necessary to advance to effect a comprehensive service to the community. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12195 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
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2014 - André Luis da Silva e Silva Côrtes.pdf | Documento principal | 4.73 MB | Adobe PDF | Abrir |
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