Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12361
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática |
Título(s) alternativo(s): | Problem solving: a present, dynamic approach for Mathematics teaching |
Autor(es): | Nunes, Almir |
Orientador(a): | Moretti, Alba Regina |
Palavras-chave: | matemática;resolução de problemas;metodologia;ensino-aprendizagem;educação agrícola.;mathematics;resolutions of problems;methodology;teaching-learning;agricultural education |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 12-Abr-2007 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | NUNES, Almir. Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática. 2007, 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2007. |
Resumo: | Neste trabalho, buscamos uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem em Matemática, por meio de Resoluções de Problemas, por acreditarmos que esse processo utiliza o que o homem já tem nato: a imaginação. Esta metodologia procura motivar o processo de ensino-aprendizagem em Matemática por meio da interdisciplinaridade. Discutimos o desenvolvimento da educação e, por meio de uma pesquisa realizada junto a alunos de escolas públicas estaduais e do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- CTUR, tentamos traçar a postura desses alunos em relação a este processo de ensino-aprendizagem. E, como complementos deste trabalho, apresentamos alguns problemas e sugestões de tratamento dos mesmos junto aos alunos. |
Abstract: | In this work we looked for a reflection on the teaching-learning process in mathematics, through Resolutions of Problems, for we believe this process uses what the man had already born with: the imagination. This methodology tries to motivate the teaching- learning process in mathematics using mathematics relations with other areas. We discussed the development of the education and, through a research carried out with the students of state public schools and the Technical School of the Rural Federal University of Rio de Janeiro - CTUR, we tried to draw students' posture in relation to this teaching-learning process. And, as complement of this work, we dealt with some problems and found solutions with the students, and presented suggestions for new ways of working with new problems. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12361 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007 - Almir Nunes.pdf | 353.19 kB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.