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Tipo do documento: Dissertação
Título: A escolarização e o modo de ser guarani: desafios e anseios na trajetória discente no projeto de educação de jovens e adultos Guarani Mbya em Angra dos Reis, Rio de Janeiro
Otros títulos: The schooling and the guarani way of being: challenges and longings in the student trajectory in the project of education of young people and adults Guarani Mbya in Angra dos Reis, Rio de Janeiro
La escolarización y el modo de ser guaraní: los desafíos y deseos en la trayectoria de los estudiantes en el proyecto de la Educación de Jóvenes y Adultos Guaranís Mbya en la ciudad de Angra dos Reis, estado de Río de Janeiro
Autor: Lucena, Enilze Alves Ferreira de
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro coorientador: Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro membro da banca: Mattos, José Roberto Linhares de
Segundo membro da banca: Gregório, Ronaldo Malheiros
Terceiro membro da banca: Barbosa, Gabriela dos Santos
Palabras clave: Educação Escolar Indígena;Educação de Jovens e Adultos Guarani Mbya;Escolas diferenciadas;Indigenous School Education;Guarani Mbya Youth and Adult Education;Differentiated Schools;Educación Escolar Indígena;Educación de Jóvenes y Adultos Guarani Mbya;Escuelas diferenciadas
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 29-mar-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: LUCENA, Enilze Alves Ferreira de. A escolarização e o modo de ser guarani: desafios e anseios na trajetória discente no projeto de educação de jovens e adultos Guarani Mbya em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. 2018. 68 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .
Resumen: A educação escolar indígena tem conquistado legalmente o direito a uma escola intercultural, bilíngue, específica e diferenciada, mas em muitos estados do país esses direitos não são garantidos. Os Guarani, no Estado do Rio de janeiro, ainda não usufruem de políticas públicas que lhes assegurem uma educação escolar diferenciada proposta pelo Estado e nem de ações colaborativas que possam proporcionar recursos e materiais necessários à autonomia da comunidade indígena na gestão de sua escola. A partir da análise do desenvolvimento da educação escolar indígena no estado do Rio de Janeiro, este trabalho se propõe a descrever a trajetória discente no projeto inédito de Educação de Jovens e Adultos Guarani Mbya em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. O curso EJA Guarani – 2º segmento na modalidade Ensino de Jovens e Adultos presencial, intercultural, diferenciado e específico, foi realizado numa parceria entre a Secretaria de Educação do Município de Angra dos Reis, a Universidade Federal Fluminense e outras universidades via projetos de extensão entre 2012 e 2014. Assim, o objetivo central desta pesquisa é investigar a importância desse projeto na formação e no modo de ser dos alunos Guarani Mbya da Aldeia Sapukai de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, as dificuldades encontradas durante o curso e os desafios para a continuação dos estudos após a conclusão do Ensino Fundamental. Através de entrevistas aos egressos do curso, foi possível observar a relação entre o modo de ser guarani e as dificuldades encontradas pelos alunos no percurso do projeto, e discutir as tensões da continuidade da formação do aluno guarani diante da realidade da educação escolar indígena no Rio de Janeiro
Abstract: The indigenous school education has conquered legally the right to a differentiated, specific, bilingual and intercultural school, but in many states of our country these rights aren’t guaranteed. The Guaraní people, at Rio de Janeiro state, doesn’t have public policies to ensure them a differentiated school education offered by the state neither collaborative actions that give them resources and materials necessary for the autonomy of the indigenous community in the management of their school. Based on the analysis of the development of indigenous school education in the state of Rio de Janeiro, this work intends to describe the student trajectory in the unprecedented project of Education of Young and Adults Guaraní Mbya in Angra dos Reis, Rio de Janeiro. The EJA Guarani course - 2nd segment in the Youth and Adult Education, presential, intercultural, differentiated and specific, was carried out in a partnership between the Education Department of the Municipality of Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense and other universities through extension projects from 2012 to 2014. Thus, the central objective of this search is to investigate the importance of this project in the formation and the way of being of Guaraní Mbya students from the Sapukai Village of Angra dos Reis, Rio de Janeiro, the difficulties encountered during the course and the challenges for the continuation of studies after concluding Elementary School. Through interviews with the graduates of the course, it was possible to observe the relationship between the way of being Guaraní and the difficulties encountered by the students in the course of the project, and to discuss the tensions of the continuity of the Guaraní student's education in the face of the reality of indigenous school education in Rio de Janeiro
La educación escolar indígena, tiene conquistado el derecho legal a una escuela intercultural, bilingüe, específica y diferenciada. Pero, en muchos estados del país, estos derechos no son garantizados. Los Guaranís, en el estado de Río de Janeiro, aún no utilizan de políticas públicas que les aseguren una educación escolar diferenciada propuesta por el estado y ni acción colaborativas que puedan proporcionar recursos y materiales necesarios para la autonomía de la comunidad indígena en la gestión de su escuela. Desde la análisis del desarrollo de la educación escolar indígena en el estado de Río de Janeiro, este trabajo propone a describir el trayecto que estudia en el proyecto inédito de la Educación de Jóvenes y Adultos Guaranís Mbya en la ciudad de Angra dos Reis, en el estado de Rio de Janeiro. La carrera EJA Guaraní – 2 ° segmento en la modalidad Enseñanza de Jóvenes y Adultos presencial, intercultural, diferenciado y especifico, fue realizado en convenio con el Ministerio de Educación de la ciudad de Angra dos Reis, con la Universidad Federal Fluminense y otras universidades, por proyecto de extensión entre los años de 2012 a 2014. Así que, el objetivo central de esta investigación, es la importancia de este proyecto en la formación y en la manera de ser de los alumnos Guaranís Mbya de la Aldea Sapukai en la ciudad de Angra dos Reis, en el estado de Rio de Janeiro, las dificultades encontradas durante la carrera y los desafíos para el seguimiento de los estudios después de concluir la secundaria. A través de entrevista con los egresados de la carrera, fue posible observar la relación entre la manera de ser un Guaraní y las dificultades vista por los alumnos en el trascurso del proyecto y discute las tensiones del seguimiento y la formación del alumno delante de la realidad de la educación escolar indígena en el estado de Rio de Janeiro, Brasil
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12610
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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