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Tipo do documento: Dissertação
Título: A contribuição do livro didático para aprendizagem de Geografia: estudo diagnóstico sobre o ensino público de nível médio no município de Crato - CE
Título(s) alternativo(s): The contribution of the didactic book for Geography learning: diagnostic study on the public education of middle level in the municipality of Crato - CE
Autor(es): Santos, Ivanildo Ferreira
Orientador(a): Marino, Tiago Badre
Primeiro coorientador: Abboud, Antônio Carlos de Souza
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Silva, Jorge Xavier da
Palavras-chave: Livro Didático;Metodologia;Recursos;Ensino de Geografia;Conteúdo;Aprendizagem;Didactic Book;Methodology;Resources;Geography Teaching;Content and Learning
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Geografia
Idioma: por
Data do documento: 6-Fev-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: SANTOS, Ivanildo Ferreira. A Contribuição do Livro Didático para Aprendizagem de Geografia: Estudo Diagnóstico sobre o Ensino Público de Nível Médio no Município de Crato - CE. 2019. 40f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.2019.
Resumo: O professor, na prática educacional, busca na diversidade de recursos disponíveis suporte no livro didático. Esse de fundamental relevância no processo de ensino e aprendizagem, além de ser disponível a todo alunado. Porém o livro didático deve ser utilizado como um dos recursos a serem explorados no convívio docente e não o único. Diante deste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar o papel e a efetividade da utilização do livro didático como instrumento para aprendizagem de Geografia no sistema de ensino público. De acordo com esses fatos, nota-se que o professor possui poder mediador de selecionar a melhor forma de aproveitamento desse recurso, pois, durante as experiências vivenciadas, foi possível desenvolver aulas que usaram esse instrumento atrelado com outras metodologias e recursos que colaram com o processo ensino-aprendizagem. Desta forma, é tarefa do professor identificar e selecionar a melhor metodologia para o aproveitamento desse recurso, contextualizando a teoria com a realidade empírica do aluno, facilitando assim uma melhor aprendizagem.
Abstract: The teacher in educational practice seeks in the diversity of resources available support in the textbook. This is of fundamental relevance in the teaching and learning process, in addition to being available to all students. However, the textbook should be used as one of the resources to be explored in the teaching community, not the only one. In this context, this research aims to analyze the role and effectiveness of the use of textbooks as a tool for learning Geography in the public education system. According to these facts, it is noted that the teacher has mediating power to select the best way to take advantage of this resource, because during the lived experiences it was possible to develop classes that used this instrument linked with other methodologies and resources that adhered to the teaching process -learning. In this way, it is the teacher's task to identify and select the best methodology for the use of this resource by contextualizing the theory with the empirical reality of the student, thus facilitating a better learning.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12659
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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