Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12820
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Estímulo a percepção de impactos ambientais no meio rural como prática pedagógica para estudantes do curso técnico em agropecuária |
Other Titles: | Stimulus to the perception of environmental impacts on the rural area as pedagogical practicing to the technical farming students’ course |
Authors: | Xavier, Josilene Vargas |
Orientador(a): | Zaú, André Scarambone |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Lenício |
Segundo membro da banca: | Andrade, Daniel Fonseca de |
Keywords: | Social Education;Stimulus of Perception;Educação Social,,;Estímulo da Percepção;Práticas Sustentáveis;Sustainable Practices |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Issue Date: | 27-Nov-2015 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | Xavier, Josilene Vargas. Estímulo a percepção de impactos ambientais no meio rural como prática pedagógica para estudantes do curso técnico em agropecuária. 2015. [65 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
Abstract: | Foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa com estudantes do Instituto Federal Fluminense – campus Bom Jesus, com o intuito de estimular e avaliar a percepção ambiental. Foram propostos estímulos através de aulas dialógicas e práticas agrícolas sustentáveis, a partir de atividades pedagógicas elaboradas com a perspectiva socioambiental crítica. As análises corroboram que o método é favorável ao estímulo das percepções ambientais, bem como contribuem para o rompimento de uma educação ambiental fragmentada e conservadora. Isso permite maior emancipação do educando, contribuindo para sua posição crítica diante das dimensões natural, social e cultural local, frente aos conteúdos disciplinares curriculares |
Abstract: | This qualyquantitative research was carried with students from IFF (Fluminense Federal Institute) – campus Bom Jesus intending to stimulate and evaluate environmental perception. Incentives were proposed through dialogical classes and sustainable agricultural practices from pedagogical activities elaborated from a socio environmental critical perspective. The analyses support the idea that the method is favorable to the stimulus of environmental perceptions, as well it contributes to the rupture of a fragmented and conservative environmental education. It allows more emancipation for the pupil, contributing to his critical position in face of the natural, social and localcultural dimensions, before the disciplinary curricular subjects |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12820 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - Josilene Vargas Xavier.pdf | 2015 - Josilene Vargas Xavier | 13.13 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.