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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estímulo a percepção de impactos ambientais no meio rural como prática pedagógica para estudantes do curso técnico em agropecuária
Título(s) alternativo(s): Stimulus to the perception of environmental impacts on the rural area as pedagogical practicing to the technical farming students’ course
Autor(es): Xavier, Josilene Vargas
Orientador(a): Zaú, André Scarambone
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Lenício
Segundo membro da banca: Andrade, Daniel Fonseca de
Palavras-chave: Social Education;Stimulus of Perception;Educação Social,,;Estímulo da Percepção;Práticas Sustentáveis;Sustainable Practices
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Data do documento: 27-Nov-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: Xavier, Josilene Vargas. Estímulo a percepção de impactos ambientais no meio rural como prática pedagógica para estudantes do curso técnico em agropecuária. 2015. [65 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Resumo: Foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa com estudantes do Instituto Federal Fluminense – campus Bom Jesus, com o intuito de estimular e avaliar a percepção ambiental. Foram propostos estímulos através de aulas dialógicas e práticas agrícolas sustentáveis, a partir de atividades pedagógicas elaboradas com a perspectiva socioambiental crítica. As análises corroboram que o método é favorável ao estímulo das percepções ambientais, bem como contribuem para o rompimento de uma educação ambiental fragmentada e conservadora. Isso permite maior emancipação do educando, contribuindo para sua posição crítica diante das dimensões natural, social e cultural local, frente aos conteúdos disciplinares curriculares
Abstract: This qualyquantitative research was carried with students from IFF (Fluminense Federal Institute) – campus Bom Jesus intending to stimulate and evaluate environmental perception. Incentives were proposed through dialogical classes and sustainable agricultural practices from pedagogical activities elaborated from a socio environmental critical perspective. The analyses support the idea that the method is favorable to the stimulus of environmental perceptions, as well it contributes to the rupture of a fragmented and conservative environmental education. It allows more emancipation for the pupil, contributing to his critical position in face of the natural, social and localcultural dimensions, before the disciplinary curricular subjects
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12820
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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