Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12820
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estímulo a percepção de impactos ambientais no meio rural como prática pedagógica para estudantes do curso técnico em agropecuária |
Otros títulos: | Stimulus to the perception of environmental impacts on the rural area as pedagogical practicing to the technical farming students’ course |
Autor: | Xavier, Josilene Vargas |
Orientador(a): | Zaú, André Scarambone |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Lenício |
Segundo membro da banca: | Andrade, Daniel Fonseca de |
Palabras clave: | Social Education;Stimulus of Perception;Educação Social,,;Estímulo da Percepção;Práticas Sustentáveis;Sustainable Practices |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 27-nov-2015 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | Xavier, Josilene Vargas. Estímulo a percepção de impactos ambientais no meio rural como prática pedagógica para estudantes do curso técnico em agropecuária. 2015. [65 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
Resumen: | Foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa com estudantes do Instituto Federal Fluminense – campus Bom Jesus, com o intuito de estimular e avaliar a percepção ambiental. Foram propostos estímulos através de aulas dialógicas e práticas agrícolas sustentáveis, a partir de atividades pedagógicas elaboradas com a perspectiva socioambiental crítica. As análises corroboram que o método é favorável ao estímulo das percepções ambientais, bem como contribuem para o rompimento de uma educação ambiental fragmentada e conservadora. Isso permite maior emancipação do educando, contribuindo para sua posição crítica diante das dimensões natural, social e cultural local, frente aos conteúdos disciplinares curriculares |
Abstract: | This qualyquantitative research was carried with students from IFF (Fluminense Federal Institute) – campus Bom Jesus intending to stimulate and evaluate environmental perception. Incentives were proposed through dialogical classes and sustainable agricultural practices from pedagogical activities elaborated from a socio environmental critical perspective. The analyses support the idea that the method is favorable to the stimulus of environmental perceptions, as well it contributes to the rupture of a fragmented and conservative environmental education. It allows more emancipation for the pupil, contributing to his critical position in face of the natural, social and localcultural dimensions, before the disciplinary curricular subjects |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12820 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 - Josilene Vargas Xavier.pdf | 2015 - Josilene Vargas Xavier | 13.13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.