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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação do campo e o direito à educação das crianças e adolescentes no município de Nova Iguaçu
Autor: Gomes, Renato dos Santos
Orientador(a): Paula, Lucília Augusta Lino de
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Silva, Marcio Sales da
Palabras clave: The rural education;The right to education;The Statute of Children and Adolescents;Educação do campo;Direito à educação;Estatuto da Criança e do Adolescente
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 31-mar-2015
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: GOMES, Renato dos Santos. A educação do campo e o direito à educação das crianças e adolescentes no município de Nova Iguaçu. 2015. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.
Resumen: A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar se os conteúdos curriculares, metodologias e a organização escolar são apropriados à realidade da educação do campo de duas escolas públicas do município de Nova Iguaçu. Além disso, buscou-se traçar um perfil das comunidades e das escolas pesquisadas para verificar a aplicabilidade das políticas educacionais voltadas para alunos inseridos nesse modelo de escola. Em relação à atuação dos gestores, a análise também abordou o Estatuto da Criança e do Adolescente, verificando, por meio de entrevistas, sua empregabilidade no cotidiano educacional. Além disso, buscou-se, no seio da matriz curricular das escolas do campo, o seu real compromisso, no que tange o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 53, por parte dos professores, gestores e comunidade escolar. A formação e o grau de conhecimento dos professores sobre o ECA, assim como seu cumprimento nas escolas investigadas também serão objetos de estudo dessa pesquisa.
Abstract: This has as main objective to identify whether the curricula, methodologies and school research organization are appropriate to the reality of rural education in two schools in the city of Nova Iguaçu. Furthermore, it sought to draw a profile of managers, communities and the schools surveyed to verify the applicability of targeted educational policies for pupils entered this school model. Regarding the performance of the managers, the analysis also addressed the Statute of Children and Adolescents, checking through interviews, their employment in the educational routine. In addition, we attemped to, within the curriculum of the schools of the field, their real commitment, regarding the Statute of Children and Adolescents in Article 53, by teachers, administrators and school community. The training and the level of knowledge of teachers on the ECA, as well compliance in schools also will be investigated.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12906
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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