Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13169
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | “Você é um homem ou um rato”: narrativas de como ser homem na educação |
Other Titles: | “ARE YOU A MAN OR A RAT”: narratives of how to be a man in education |
Authors: | Teixeira, Tarciso Manfrenatti de Souza |
Orientador(a): | Pereira, José Valter |
Primeiro membro da banca: | Pereira, José Valter |
Segundo membro da banca: | Silva Junior, Jonas Alves da |
Terceiro membro da banca: | Caetano, Márcio Rodrigo Vale |
Quarto membro da banca: | Ribetto, Anelice Astrid |
Keywords: | narratives;writing/experience;race/gender/sexuality;racism/homophobia;subjectivity production;narrativas;escrita/experiência;raça/gênero/sexualidade;racismo/homofobia;produção de subjetividade |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 14-Feb-2017 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | TEIXEIRA, Tarciso Manfrenatti de Souza. “Você é um homem ou um rato”: narrativas de como ser homem na educação. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica/Nova Iguaçu - RJ, 2017. |
Abstract: | Eu cresci escrevendo diários íntimos. No entanto, quando cheguei ao mestrado, fui convidado a re-ler os meus escritos. À medida que ia re-lendo percebi que não escrevia sobre a questão racial. Essa ausência, tornou-se um dado altamente relevante que fez com que eu percebesse e me questionasse sobre os poderosos “instrumentos de escolarização” que me ensinaram a ser homem, ou melhor, a ser macho, branco, heterossexual e cristão, fundamentalmente. Então, hoje, visualizo que no interior de diferentes espaços educativos (na escola, na família, nos espaços religiosos, nos espaços de lazer, na mídia, na rua, no trabalho, etc) circula uma “pedagogia” que acaba por (re)produzir desigualdades de raça, gênero e sexualidade. Nesta perspectiva, os marcadores sociais de raça, gênero e sexualidade serão apresentados em uma visão, interseccional, polimórfica e polifônica. Baseando-me na “pedagogia narrativa”; conjugo o verbo escrever/pesquisar atrelado ao verbo existir. E, assim, vou narrando aquilo que me acontece, escrevo o que me toca enquanto um povo menor, bastardo, sempre inacabado. |
Abstract: | I grew up writing private diaries. However, when I got my masters degree, I was invited to re-read my writings. As I re-read it I realized that I did not write about the racial issue. This absence became a highly relevant fact that made me realize and question myself about the powerful of schooling that taught me to be a man, or rather to be male, white, heterosexual and christian, fundamentally. So today, I visualize that a "pedagogy" circulates within different educational spaces (at school, in the family, in religious spaces, in leisure spaces, in the media, in the street, at work, etc.) that ends up (re)producing inequalities of race, gender and sexuality. In this perspective, social markers of race, gender and sexuality will be presented in a vision, intersectional, polymorphic and polyphonic. According to Narrative Studies; I conjugate the verb to write/search attached to the verb to exist. And so, I'm narrating what happens to me, I write what touches me as a minor people, bastard, always unfinished. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13169 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Tarciso Manfrenatti de Souza Teixeira.pdf | Documento principal | 3.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.