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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Você é um homem ou um rato”: narrativas de como ser homem na educação
Título(s) alternativo(s): “ARE YOU A MAN OR A RAT”: narratives of how to be a man in education
Autor(es): Teixeira, Tarciso Manfrenatti de Souza
Orientador(a): Pereira, José Valter
Primeiro membro da banca: Pereira, José Valter
Segundo membro da banca: Silva Junior, Jonas Alves da
Terceiro membro da banca: Caetano, Márcio Rodrigo Vale
Quarto membro da banca: Ribetto, Anelice Astrid
Palavras-chave: narratives;writing/experience;race/gender/sexuality;racism/homophobia;subjectivity production;narrativas;escrita/experiência;raça/gênero/sexualidade;racismo/homofobia;produção de subjetividade
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 14-Fev-2017
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: TEIXEIRA, Tarciso Manfrenatti de Souza. “Você é um homem ou um rato”: narrativas de como ser homem na educação. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica/Nova Iguaçu - RJ, 2017.
Resumo: Eu cresci escrevendo diários íntimos. No entanto, quando cheguei ao mestrado, fui convidado a re-ler os meus escritos. À medida que ia re-lendo percebi que não escrevia sobre a questão racial. Essa ausência, tornou-se um dado altamente relevante que fez com que eu percebesse e me questionasse sobre os poderosos “instrumentos de escolarização” que me ensinaram a ser homem, ou melhor, a ser macho, branco, heterossexual e cristão, fundamentalmente. Então, hoje, visualizo que no interior de diferentes espaços educativos (na escola, na família, nos espaços religiosos, nos espaços de lazer, na mídia, na rua, no trabalho, etc) circula uma “pedagogia” que acaba por (re)produzir desigualdades de raça, gênero e sexualidade. Nesta perspectiva, os marcadores sociais de raça, gênero e sexualidade serão apresentados em uma visão, interseccional, polimórfica e polifônica. Baseando-me na “pedagogia narrativa”; conjugo o verbo escrever/pesquisar atrelado ao verbo existir. E, assim, vou narrando aquilo que me acontece, escrevo o que me toca enquanto um povo menor, bastardo, sempre inacabado.
Abstract: I grew up writing private diaries. However, when I got my masters degree, I was invited to re-read my writings. As I re-read it I realized that I did not write about the racial issue. This absence became a highly relevant fact that made me realize and question myself about the powerful of schooling that taught me to be a man, or rather to be male, white, heterosexual and christian, fundamentally. So today, I visualize that a "pedagogy" circulates within different educational spaces (at school, in the family, in religious spaces, in leisure spaces, in the media, in the street, at work, etc.) that ends up (re)producing inequalities of race, gender and sexuality. In this perspective, social markers of race, gender and sexuality will be presented in a vision, intersectional, polymorphic and polyphonic. According to Narrative Studies; I conjugate the verb to write/search attached to the verb to exist. And so, I'm narrating what happens to me, I write what touches me as a minor people, bastard, always unfinished.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13169
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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