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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudantes do 9º ano do ensino fundamental exploram situações com os números irracionais π e φ
Título(s) alternativo(s): Students from the 9th grade of middle school education explore situations with the irrational numbers π and φ
Autor(es): Silva, Fernando da Rocha da
Orientador(a): Kindel, Dora Soraia
Primeiro membro da banca: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Segundo membro da banca: Santos, Ana Cristina Souza dos
Palavras-chave: Tarefas exploratórias;Construção numérica;Escrita matemática;Exploratory tasks;Numerical construction;Mathematical writing
Área(s) do CNPq: Matemática
Educação
Idioma: por
Data do documento: 27-Mar-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Fernando da Rocha da. Estudantes do 9º ano do ensino fundamental exploram situações com os números irracionais π e φ. 2019. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumo: A abordagem didática dos números irracionais nos livros didáticos sempre se apresenta a partir de alguns exemplos sem, no entanto, discutir as características específicas e que os diferenciam dos demais números trabalhados até então. Esta pesquisa teve o intuito de abordar dois números irracionais em particular, os números (fi) e (pi), para tanto foram elaboradas tarefas em que os estudantes necessitaram comparar medidas e calcular seu valor por aproximações e comparações entre diferentes medidas. Neste sentido, esta pesquisa visa discutir e analisar as produções dialogadas e escritas de estudantes do Ensino Fundamental (segundo segmento) acerca da construção desses números em um contexto de atividades exploratórias. Seu foco está voltado na construção do conceito de estudantes da Educação Básica e tem como meta subsidiar o trabalho dos professores que queiram seguir uma proposta alternativa de ensino de matemática e estimulá-los a perceber a relevância do tema. A metodologia da pesquisa se apoia na DBR (Design Based Research) partindo do levantamento bibliográfico que consiste em: dois documentos oficiais, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, artigos que tratam o tema e de um levantamento em livros didáticos usados na escola em que a pesquisa foi desenvolvida. Em seguida elaboramos as tarefas que seriam implementadas para um grupo de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Após a elaboração da primeira versão das tarefas, estas foram aplicadas e suas respostas analisadas de forma a verificar se as mesmas necessitariam serem revistas ou não. A coleta de dados foi realizada por meio do diário de campo do pesquisador, de folhas de atividades e áudio e vídeo gravados dos trabalhos em grupo. A análise está orientada na construção do conceito de números irracionais e considerou o encaminhamento dado pelo grupo e as estratégias usadas pelos estudantes para resolverem os problemas. A pesquisa prevê dois importantes momentos: o primeiro, em que se buscou compreender o perfil dos estudantes a partir de uma tarefa introdutória a respeito do que estudantes pensam sobre número e a reelaboração das tarefas pensadas numa primeira versão, a segunda prevê, a partir da análise, um guia didático, para os professores. Com relação aos resultados, observamos que os roteiros preparados para as tarefas contribuíram para uma aprendizagem significativa sobre os números irracionais, com ênfase em e . De toda sorte, esta pesquisa pretende resgatar, independentemente dos erros e acertos, o prazer ao estudo e o estímulo da curiosidade dos adolescentes para o estudo de matemática.
Abstract: The didactic method of irrational numbers in textbooks always presents itself from some examples without, however, discussing the specific characteristics and differentiating them from the other numbers worked till then. This research aimed to address two irrational numbers in particular, the numbers (fi) e (pi), therefore, tasks were developed by which students needed to compare measures and calculate their value by approximations and comparisons between different measures. In this sense, this research aims to discuss and analyze the dialogues and written productions from Middle school students (Junior High school) about the construction of these numbers in a context of exploratory activities. Its focus is on the construction of the concept of students of Basic Education and aims to subsidize the work of teachers who want to follow an alternative proposal of teaching mathematics and stimulate them to perceive the relevance of the theme. The research methodology is based on the Design Based Research (DBR), based on a bibliographical survey consisting of two official documents: the National Curricular Parameters and the National Curricular Common Base, articles that deal with the theme and a survey in textbooks used in school where the research was developed. Then, we elaborate the tasks that would be implemented for a group of students from the 9th grade of the Elementary School in a public school. After the elaboration of the first version of the tasks, these were applied and their answers analyzed in order to verify if they needed to be revised or not. The Data collection was done through the researcher's field diary, worksheets and audio and video recorded from the work group. The analysis is oriented in the construction of the concept of irrational numbers and considered the forwarded data given by the group and the strategies used by the students to solve the problems. The research predicts two important moments: the first one, which the students' profile was understood by an introductory task regarding what students think about number and the redo of the tasks thought in a first version, the second predicts, from the analysis, a didactic guide for teachers. Regarding the results, we observed that the scripts of the tasks contributed to a significant learning about the irrational numbers, with emphasis on φ and π. In any case, this research aims to recover, independently of errors and correctness, pleasure to study and stimulate the teenagers’ curiosity to study mathematics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14964
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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