Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14969
Tipo do documento: Dissertação
Título: Do concreto ao abstrato: construindo conceitos basilares em Física
Título(s) alternativo(s): From concrete to abstract: building basic concepts in Physics
Autor(es): Machado, Natália Alves
Orientador(a): Cruz, Frederico Alan de Oliveira
Primeiro membro da banca: Cruz, Frederico Alan de Oliveira
Segundo membro da banca: Porto, Cláudio Maia
Terceiro membro da banca: Medeiros Junior, Luciano Gomes de
Palavras-chave: Física;Concreto;Abstrato;Conceitos Basilares;Physics;Concrete;Abstract;Basic Concepts
Área(s) do CNPq: Ensino de Ciências e Matemática
Idioma: por
Data do documento: 10-Fev-2017
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: MACHADO, Natália Alves. Do concreto ao abstrato: construindo conceitos basilares em Física. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
Resumo: Muitos alunos chegam ao Ensino Médio com uma grande dificuldade de entender os conteúdos básicos de Física, justamente por não terem aprendido de maneira concreta os conceitos básicos, como por exemplos as unidades de medidas, as operações básicas etc. Isto acaba se tornando um dos maiores desafios enfrentados por nós, professores, nas salas de aula, que buscamos tornar as aulas atrativas e significativas para a aprendizagem dos alunos. Na busca por tornar o processo mais colaborativo, isto é, fazendo com que os alunos participem da discussão dos temas, muitas técnicas têm sido desenvolvidas. Neste trabalho serão discutidos alguns conceitos basilares em Física– grandezas e suas unidades de medidas, comprimento, razão e proporção, área e volume - na tentativa de investigar como os alunos compreendem esses conceitos e como algumas atividades concretas realizadas em sala de aula, com alunos de qualquer ano escolar, ajudam a formar conceitos mais avançados e abstratos da Física. Elaborar materiais concretos simples traz muitas possibilidades, tanto para alunos quanto para os professores. Com a manipulação e experimentação desses, os alunos compreenderão os fenômenos básicos envolvidos, já os professores poderão repensar suas aulas, além de discutir como os alunos necessitam passar pelo “pensamento” concreto para então conseguir pensar nas grandezas de forma mais abstrata, o que fazemos, na maior parte das vezes, no Ensino de Física. Deste modo, pretende-se expor uma ampla discussão sobre a necessidade e importância do concreto para melhorar a compreensão dos alunos, com o intuito de melhorar as aulas, estimular os alunos e fazer com que esses sejam capazes de se apropriar dos temas que são apresentados a eles na Física.
Abstract: A large amount of students come to high school having great difficulties to understand the basics Physics contents, precisely because they did not truly understand the basics concepts, such as the elementary operations and etc. It turns into be one of the biggest challenges faced by us, the teachers, in the classroom, who seek to make classes attractive and meaningful for the students learning process. In the search to make the process more cooperative, that is to say, by having students actively participating in the discussion of themes several techniques have been developed. In this paper, we will discuss some fundamental concepts in Physics – magnitudes and its measurement units, length, ratio and proportion, area and volume – in the attempt to investigate how students understand these concepts and how some tangible activities done inside the classroom with students of any school year help them to set more advanced and abstracts Physics concepts. Elaborating simple and concrete material brings many possibilities either for students or for teachers. With the handling and experimentation of these materials, students will understand the basic phenomena associated to it, so teachers could rethink their own lessons, in addition to discuss with the students how they need to go through the concrete “thought” so they can think of the magnitudes in a more abstract way, which we do, in most cases, in Physics teaching. Thereby this paper exposes a wide-ranging discussion about the need and the importance of the concrete to improve students learning in order to enhance classes, stimulate the students and enable them to be able to appropriate the themes that are presented to them in Physics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14969
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017 - Natália Alves Machado.pdfDocumento principal3.68 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.