Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15026
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | História do ensino de história da América. O olhar decolonial sobre a presença da América Latina em livros didáticos para o ensino médio |
Other Titles: | History of American History Teaching. The decolonial view on the presence of Latin America in high school textbooks |
Authors: | Gomes, Anna Luiza Portugal Pereira |
Orientador(a): | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral |
Primeiro membro da banca: | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Regina Maria de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Kuperman, Esther |
Keywords: | Ensino de história;América Latina;Decolonialidade |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 29-Apr-2021 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
Citation: | GOMES, Anna Luiza Portugal Pereira. História do ensino de história da América. O olhar decolonial sobre a presença da América Latina em livros didáticos para o ensino médio. 2021.145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
Abstract: | Investiga a História do ensino de História em busca das presenças e ausências da História da América Latina no Ensino Médio no Brasil em perspectiva decolonial. Trata-se de uma pesquisa sobre o currículo de História e quatro obras didáticas para o ensino médio no século XX e XXI. O objetivo é identificar o quanto e como a História da América Latina é abordada no ensino de História, especificamente no Ensino Médio. Foi observada a manutenção da ausência da História da América Latina nas obras analisadas. A pesquisa concluiu com reflexões sobre a importância de se pensar o ensino de História a partir das experiências silenciadas no sul global em diálogo com a educação libertadora de Paulo Freire. O resultado das reflexões deste trabalho é apresentado através de material dedicado às professoras e professores com cinco propostas de atividades a ser desenvolvidas em aulas de História, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular |
Abstract: | Investigates the History of History teaching in search of the presences and absences of Latin American History in High School in Brazil from a decolonial perspective. This is a research about the History curriculum and schoolbooks for high school in the 20th and 21st centuries. The objective is to identify how much and in which way Latin American History is approached in History teaching, specifically in High School. It was observed the maintenance of the absence of Latin American History in the analyzed books. The research concluded with reflections about the importance of thinking about history teaching based on the silenced experiences in the global south in dialogue with Paulo Freire's liberating education. The result of the reflections of this work is presented through material dedicated to teachers with five proposals of activities to be developed in history classes, aligned with the BNCC document |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15026 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Anna Luiza Portugal Pereira Gomes.pdf | 2021 - Anna Luiza Portugal Pereira Gomes | 3.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.