Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15026
Tipo do documento: Dissertação
Título: História do ensino de história da América. O olhar decolonial sobre a presença da América Latina em livros didáticos para o ensino médio
Título(s) alternativo(s): History of American History Teaching. The decolonial view on the presence of Latin America in high school textbooks
Autor(es): Gomes, Anna Luiza Portugal Pereira
Orientador(a): Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Primeiro membro da banca: Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Segundo membro da banca: Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
Terceiro membro da banca: Kuperman, Esther
Palavras-chave: Ensino de história;América Latina;Decolonialidade
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Data do documento: 29-Abr-2021
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citação: GOMES, Anna Luiza Portugal Pereira. História do ensino de história da América. O olhar decolonial sobre a presença da América Latina em livros didáticos para o ensino médio. 2021.145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
Resumo: Investiga a História do ensino de História em busca das presenças e ausências da História da América Latina no Ensino Médio no Brasil em perspectiva decolonial. Trata-se de uma pesquisa sobre o currículo de História e quatro obras didáticas para o ensino médio no século XX e XXI. O objetivo é identificar o quanto e como a História da América Latina é abordada no ensino de História, especificamente no Ensino Médio. Foi observada a manutenção da ausência da História da América Latina nas obras analisadas. A pesquisa concluiu com reflexões sobre a importância de se pensar o ensino de História a partir das experiências silenciadas no sul global em diálogo com a educação libertadora de Paulo Freire. O resultado das reflexões deste trabalho é apresentado através de material dedicado às professoras e professores com cinco propostas de atividades a ser desenvolvidas em aulas de História, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular
Abstract: Investigates the History of History teaching in search of the presences and absences of Latin American History in High School in Brazil from a decolonial perspective. This is a research about the History curriculum and schoolbooks for high school in the 20th and 21st centuries. The objective is to identify how much and in which way Latin American History is approached in History teaching, specifically in High School. It was observed the maintenance of the absence of Latin American History in the analyzed books. The research concluded with reflections about the importance of thinking about history teaching based on the silenced experiences in the global south in dialogue with Paulo Freire's liberating education. The result of the reflections of this work is presented through material dedicated to teachers with five proposals of activities to be developed in history classes, aligned with the BNCC document
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15026
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021 - Anna Luiza Portugal Pereira Gomes.pdf2021 - Anna Luiza Portugal Pereira Gomes3.36 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.