Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15377
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A relação entre as tiras do Armandinho e diferentes gêneros textuais: uma proposta pedagógica de ensino de leitura |
Título(s) alternativo(s): | The relation between Armandinho´s strips and different text genres: a pedagogical propose of teaching reading |
Autor(es): | Freitas, Mariana Garcia de |
Orientador(a): | Costa, Wagner Alexandre dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Costa, Wagner Alexandre dos Santos |
Segundo membro da banca: | Coelho, Fábio André Cardoso |
Terceiro membro da banca: | Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha T Rodrigues do |
Palavras-chave: | gênero textual tira;intertextualidade;leitura;text genre strip;intertextuality;reading |
Área(s) do CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
Data do documento: | 9-Abr-2023 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | FREITAS, Mariana Garcia de. A relação entre as tiras do Armandinho e diferentes gêneros textuais: uma proposta pedagógica de ensino de leitura. 2023. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
Resumo: | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa do Profletras (Mestrado Profissional em Letras), que buscou investigar a dificuldade dos alunos do 3º ciclo (6º e 7º ano) do Ensino Fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro em identificar a relação de intertextualidade entre o gênero textual tiras (especificamente, as tiras do Armandinho, de Alexandre Beck) e outros gêneros multimodais. Foram assumidos como objetivos específicos: a) incentivar a compreensão da linguagem mista presente nas tiras como algo importante para as construções humana, histórica, social e cultural dos alunos como determina a BNCC; b) identificar as características presentes nas tiras e relacionar os diferentes componentes delas para compreender o texto; c) desenvolver nos alunos uma consciência crítica para que possam se expressar melhor, se posicionar e partilhar informações no seu meio social; d) ampliar o conhecimento enciclopédico e linguístico dos educandos através da leitura de diferentes textos multimodais; e) incentivá-los a conhecer e perceber os efeitos de sentido nos textos, identificando as críticas estabelecidas em relação ao intertexto; f) localizar informações explícitas e implícitas ao texto por meio de inferências; g) ler, compreender e interpretar o gênero a ser discutido, observando as características que o compõem e o meio em que circulam. Com o intuito de atingir esses objetivos, realizamos uma pesquisa inserida na área da Linguística Textual. Desse modo, pautamo-nos nas teorias de Bakhtin (1997, 2011), Marcuschi (2005, 2008), Koch (2018), Dionísio (2008), Rojo (2012, 2015), Vergueiro (2018), Ramos (2017), entre outros, além dos documentos oficiais de ensino - PCN (1998) e BNCC (2017). Para isso, foi utilizada a metodologia da sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). No início da pesquisa, aplicamos algumas atividades de diagnose para constatar a hipótese levantada. Como as atividades não puderam ser aplicadas devido a epidemia do coronavírus (SARS-CoV-2), a estrutura do presente trabalho foi pautada na elaboração de um plano de trabalho baseado na proposta de Kaufman e Rodríguez (1995) e um caderno de atividades, contemplando os objetivos traçados inicialmente. Por fim, destaca-se a importância da leitura de textos de diferentes gêneros textuais e a ampliação do conhecimento de mundo dos educandos. |
Abstract: | This dissertation is the result of a Profletras’ research (professional Master degree in Languages) which sought to investigate the difficulties that students of the third circle (years 6 and 7) of high school in the public education system in the city of Rio de Janeiro have to identify the intertextual relation between the textual genre strips (specifically, the strips of Armandinho, by Alexandre Beck) with other multimodal genres. The specific objectives assumed were: (a) to encourage students to understand the mixed language present in the strips as something important for their human, historical, social and cultural construction as determined by the BNCC; (b) to identify the characteristics presented in the strips and to relate their different components to understand the text; (c) to develop students' critical awareness so that they can express themselves in a better way, place themselves and share information in their social environment; (d) to expand students' world knowledge through the reading of different multimodal texts; (e) to encourage students to know and notice the effects of meaning in texts, identifying the established criticisms as well as the effects of the intertext; (f) to find explicit and implicit information to the text through inferences; (g) to read, to understand and to interpret the genre to be discussed, observing the characteristics that compose it and the environment in which they circulate. In order to achieve these objectives, we conducted a research inserted in the area of Textual Linguistics. In this way, we are guided by theories of Bakhtin (1997, Marcuschi (2005, 2008), Koch (2018), Dionísio (2008), Rojo (2012, 2015), Vergueiro (2018), Ramos (2017), among others, in addition to the official teaching documents- PCN (1998) and BNCC (2006). For this the methodology of didactic sequence of Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004) was used. At the beginning of the research, we applied some diagnostic activities to verify the hypothesis raised. As the research could not be applied due to the coronavirus (SARS-CoV-2) epidemic, the structure of the present research was built on the elaboration of a lesson plan based on Kaufman and Rodriguez (1995) proposal and also an activity notebook, keeping the objectives outlined initially. Finally, the importance of reading texts from different text genres and expanding students' world knowledge is highlighted. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15377 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021 - Mariana Garcia de Freitas.pdf | 2021 - Mariana Garcia de Freitas | 7.38 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.