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Tipo do documento: Dissertação
Título: Regularidades ortográficas contextuais: atividades de intervenção educacional
Título(s) alternativo(s): Orthographic contextual regularities: educational intervention activities
Autor(es): Loth, Leda Marques
Orientador(a): Roberto, Tania Mikaela Garcia
Primeiro membro da banca: Silveira, Eliete
Segundo membro da banca: Pereira, Marli Hermenegilda
Terceiro membro da banca: Werneck, Leonor
Quarto membro da banca: Batista, Simone
Palavras-chave: Norma ortográfica...;Regularidade;Ensino de Língua Portuguesa;Orthographic rules;Regularity;Portuguese Language Teaching.
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 6-Ago-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: LOTH, Leda Marques. Regularidades ortográficas contextuais: atividades de intervenção educacional. 2015. [156 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Resumo: A aprendizagem da escrita em língua materna por falantes do Português do Brasil é um processo complexo e multifacetado, sendo o conhecimento da norma ortográfica apenas um dos aspectos de inserção do estudante na sociedade letrada, porém não menos importante. A presente pesquisa de intervenção educacional, de cunho interpretativo, teve como finalidade elaborar atividades didáticas para alunos de 6º ano do Ensino Fundamental, que favoreçam a reflexão sobre as regularidades fonográficas contextuais, especialmente o uso do grafema ‘r’ e ‘rr’ em ambiente intervocálico. Após a realização de uma avaliação diagnóstica, elaborou-se uma sequência didática com dez atividades. Em algumas delas, o estudante é requisitado a observar o uso dos grafemas ‘r’ e ‘rr’ em conjuntos de palavras reais e questionado sobre aspectos da sonoridade e valor posicional desses grafemas em cada conjunto. Nessa sequência didática, foram também inseridas atividades de identificação e escrita de palavras com padrões silábicos consoante-vogal-consoante e consoante-consoante-vogal, sendo a segunda consoante o grafema ‘r’. A sequência didática foi aplicada em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada em município do interior do Estado do Rio de Janeiro, na qual a professora-pesquisadora é professora regente de Língua Portuguesa e Literatura. A análise das respostas dadas demonstrou que os alunos têm lacunas importantes no desenvolvimento da consciência fonológica e, obviamente, dificuldades para redigir as regras de uso dos grafemas em cada conjunto de palavras reais dadas. Como possível solução para o problema educacional identificado, indica-se um aprimoramento das atividades promotoras da consciência fonológica no Ensino Infantil e nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, compreendendo-se, obviamente, que para isso é também necessária uma revisão dos pressupostos da formação, tanto inicial quanto em serviço, dos profissionais de educação dessas duas etapas de ensino
Abstract: The learning of writing in mother tongue speakers of Brazilian Portuguese is a complex and multifaceted process, and learning the orthographic rules only one aspect of student’s insertion in a literate society, but not less important. This educational intervention’s research, interpretative, aimed to prepare didactic activities for students in 6th year of elementary school, to encourage reflection on the contextual phonographic regularities, especially the use of graphemes: 'r' and 'rr' intervocalic. After conducting a diagnostic assessment, was elaborated a didactic sequence with ten activities. In some, the student is required to observe the use of grapheme 'r' and 'rr' in sets of real words and asked about aspects of sound and positional value of grapheme in each set. In this didactic sequence was inserted identification and writing words syllabic patterns consonant-vowel-consonant and consonant-consonant-vowel activities, and the second depending on the grapheme 'r'. The didactic sequence was applied to a group of 6th grade of elementary school to a public school, located in a municipality in the state of Rio de Janeiro, in which the teacher-researcher is a Brazilian Portuguese and Literature’s teacher. The analysis of the responses showed that students have significant gaps in the development of phonological awareness and obviously difficult to draw up the rules of use of grapheme in each set of real words given. As a possible solution to the identified educational problem, we indicate an improvement of activities promoting phonological awareness at the Children's Education and in the first five years of elementary school, it being understood, of course, that for it is also necessary to revise the assumptions training both initial and in-service education of professionals in these two stages of education
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15407
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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