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Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação de leitores proficientes através da leitura mediada
Autor(es): Duarte, Mirian Maria da Silva
Orientador(a): Piza, Mônica
Primeiro membro da banca: Machado, Mônica de Toledo Piza Costa
Segundo membro da banca: Pinto, Deise C. de Moraes
Terceiro membro da banca: Silva, Gerson Rodrigues da
Quarto membro da banca: Freire, Gilson Costa
Quinto membro da banca: Santos, Ângela Marina Bravin dos
Palavras-chave: Leitura;letramento;formação de professores;gêneros textuais;diário pessoal;reading;literacy;teacher training;text genres;personal diary
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 15-Jul-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: DUARTE, Mirian Maria da Silva. A formação de leitores proficientes através da leitura mediada. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de discutir como deve ocorrer o processo de aquisição da leitura em ambiente escolar, refletindo sobre a importância da mediação do professor letrador na condução dos alunos para a construção de sentido do texto do gênero diário pessoal. Dessa forma, consideram-se os pressupostos dos PCNs 1997, 1998, que orientam o ensino da leitura e escrita através dos gêneros textuais, já que todo texto se materializa sempre em algum gênero. Propõe-se também discutir a importância das experiências leitoras vivenciadas pelos alunos em seu ambiente familiar e como isso pode promover maior envolvimento da criança nas atividades de leitura, e, consequentemente, maior desempenho de sua habilidade leitora. Dessa forma, a formação de professores mediadores da aprendizagem, com foco na prática do ensino, tendo em vista os conceitos de letramentos desenvolvidos por teóricos modernos, torna-se um aspecto importante a ser considerado neste trabalho, assim como, as estratégias usadas pelo professor para enfrentar a pouca habilidade dos alunos com a leitura e, por conseguinte, seu pouco envolvimento nas atividades de leitura desenvolvidas pela escola. Toda essa discussão se dará a partir dos resultados de um projeto de leitura do livro O diário de Anne Frank, desenvolvido com alunos do 8º ano de uma escola pública municipal da cidade do Rio de Janeiro, durante o 4º bimestre do ano de 2014. Também foi realizada uma pesquisa sobre a experiência de letramento desses alunos em ambiente escolar e familiar, através de questionário com perguntas fechadas. O resultado tanto do projeto de leitura quanto da pesquisa permeará toda discussão aqui proposta, embasada em pressupostos teóricos da sociolingüística, numa perspectiva sociointeracionista, que concebe a leitura não como um ato de decodificação, mas como um processo de interação entre autor-texto-leitor.
Abstract: This paper aims to discuss how the acquisition of reading in the school, reflecting on the importance of mediation teacher in the conduct of students to build sense of the genre text personal diary. Thus, we consider the PCNs 1997, 1998, guiding the teaching of reading and writing across genres, since the whole text is always materialized in any genre. It is also proposed to discuss the importance of readers experiences of the students in your household and how it can promote greater involvement of child in reading activities, and hence higher performance of his/her reading ability. Thus, the training of mediators teachers of learning, focusing on the practice of teaching, given the concepts of literacies developed by modern theorists, an important aspect to be considered in this work, as well as the strategies used by the teacher to face the few ability of students with reading and therefore your little involvement in reading activities developed by the school. All this discussion will take place from the results of a book reading project The Diary of Anne Frank, developed with 8th graders from a public school in the city of Rio de Janeiro, during the 4th bimester of the 2014's year. Also we researched about the literacy experience of these students in school and in family, through a questionnaire with closed questions. The result of both the reading project as research will permeate every discussion proposed here, based on theoretical of sociolinguistics, in a sociointeracionist perspective, which sees the reading not as an act of decoding, but as a process of interaction between author-text-reader.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15415
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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