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Tipo do documento: Dissertação
Title: Possibilidades do uso da calculadora não científica e do software GeoGebra na educação básica
Authors: Lourenço, Fernando Guimarães
Orientador(a): Conceição Junior, Duilio Tadeu da
Primeiro membro da banca: Conceição Junior, Duilio Tadeu da
Segundo membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Terceiro membro da banca: Carvalho, Carlos Vitor de Alencar
Keywords: Technology;teaching;learning;Tecnologia;ensino;aprendizagem
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 27-Aug-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: LOURENÇO, Fernando Guimarães. Possibilidades do uso da calculadora não científica e do software GeoGebra na educação básica. 2013. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: Este trabalho apresenta uma colaboração de ideias a serem exploradas quanto a recursos tecnológicos na educação, com ênfase na utilização da calculadora não científica com alunos do sétimo ano do ensino fundamental e do software Geogebra com discentes do ensino médio. Propõe-se a desmistificar conceitos que possam comprometer a construção do saber por vias eletrônicas como um recurso pedagógico e apresenta propostas que possam inspirar outras ideias aqui não registradas. Discursa sobre a inclusão da tecnologia no âmbito da sala de aula em detrimento da visão hostil aos recursos áudio visuais na educação, e sobre a importância de uma metodologia consistente que viabilize a utilização desses recursos.
Abstract: This work presents a collaboration of ideas to be explored regarding technological resources in education, with emphasis on the use of the non-scientific calculator with seventh year elementary students and Geogebra software with high school students. It proposes to demystify concepts that may compromise the construction of knowledge by electronic means as a pedagogical resource and presents proposals that may inspire other ideas not registered here. It discusses the inclusion of technology within the classroom in detriment of the hostile view of audio visual resources in education, and on the importance of a consistent methodology that enables the use of these resources.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15509
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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