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Tipo do documento: Dissertação
Título: Diferentes abordagens para Geometria em livros didáticos brasileiros
Título(s) alternativo(s): Different approaches to Geometry in Brazilian textbooks
Autor(es): Silva, Sérgio Dias da
Orientador(a): Barbosa, Aline Mauricio
Primeiro coorientador: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Primeiro membro da banca: Forte, Vinícius Leal do
Segundo membro da banca: Soares, Flávia dos Santos
Palavras-chave: Textbooks;Geometry Teaching;History of Brazilian Education;livros didáticos;ensino de Geometria;História da Educação Brasileira
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 13-Jun-2017
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: SILVA, Sérgio Dias da. Diferentes abordagens para Geometria em livros didáticos brasileiros. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.
Resumo: Essa dissertação buscou observar de que forma o livro didático de Matemática brasileiro traduziu, no período de 1931 a 2004, as influências (pedagógicas, políticas e da legislação) da época para o ensino da Geometria. Para isso, o método utilizado na pesquisa foi a análise documental, usando uma abordagem qualitativa, por meio da qual observamos partes de livros didáticos no que se referia às formas de tratamento para a Geometria. Para cada período analisado foi construído um painel que apresenta o contexto social, a legislação educacional, a proposta para o ensino de Matemática e a abordagem específica que era dada ao ensino da Geometria, com o objetivo de mediar a observação dos livros didáticos. Mediante as observações realizadas há indícios de que a abordagem à Geometria nos livros didáticos estava interligada mais a projetos político-sociais do que propriamente à legislação educacional.
Abstract: This thesis sought to observe how Brazilian Mathematics textbooks, in the period from 1931 to 2004, reflect the influences (pedagogical, political and legislative) of the time for the teaching of Geometry. To that end, the chosen method in this research was a documental analysis, using a qualitative approach, through which we observed parts of didactic books regarding the forms of treatment for Geometry. For each period analyzed, a panel was created that presents the social context, the educational legislation, the proposal for the teaching of Mathematics and the specific approach that was given to the teaching of Geometry, in order to mediate the observation of textbooks. From the observations made, there is evidence that the approach to Geometry in textbooks was linked more to political-social projects than to educational legislation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15513
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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