Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15537
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de Probabilidade: historicidade e interdisciplinaridade
Autor(es): Moraes, Luís Cláudio Longo
Orientador(a): Pereira, André Luiz Martins
Primeiro membro da banca: Pereira, André Luiz Martins
Segundo membro da banca: Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
Terceiro membro da banca: Silva, Maria Darci Godinho da
Palavras-chave: Ensino de Matemática;Probabilidade;História da Matemática;Interdisciplinaridade;Learning of Mathematics;Probability;History of Mathematics;Interdisciplinarity
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 19-Mai-2014
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: MORAES, Luís Cláudio Longo. Ensino de probabilidade: historicidade e interdisciplinaridade. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um material didático com uma abordagem interdisciplinar, com contextualização histórica, do ensino de probabilidade na educação básica, sem deixar de usar jogos que iniciaram e impulsionaram o desenvolvimento da teoria da probabilidade, dando ênfase às sete cartas trocadas entre os grandes matemáticos Pierre de Fermat e Blaise Pascal para desvendar o problema dos pontos do também matemático Luca Paccioli.
Abstract: This paper aims to introduce a new educational material for the theory probability. This material, which has an interdisciplinary and historical approach, was elaborated to support the learning of probability in basic education. This material does not exclude the classical games that have started and fueled the development of probability theory, giving emphasis to the seven letters that have been exchanged between the great mathematicians Pierre de Fermat and Blaise Pascal to unravel the problem of points due to the mathematician Luca Paccioli.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15537
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014 - Luís Cláudio Longo Moraes.pdfDocumento principal3.18 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.