Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15537
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Ensino de Probabilidade: historicidade e interdisciplinaridade |
Authors: | Moraes, Luís Cláudio Longo |
Orientador(a): | Pereira, André Luiz Martins |
Primeiro membro da banca: | Pereira, André Luiz Martins |
Segundo membro da banca: | Oliveira Júnior, Montauban Moreira de |
Terceiro membro da banca: | Silva, Maria Darci Godinho da |
Keywords: | Ensino de Matemática;Probabilidade;História da Matemática;Interdisciplinaridade;Learning of Mathematics;Probability;History of Mathematics;Interdisciplinarity |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Issue Date: | 19-May-2014 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citation: | MORAES, Luís Cláudio Longo. Ensino de probabilidade: historicidade e interdisciplinaridade. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo apresentar um material didático com uma abordagem interdisciplinar, com contextualização histórica, do ensino de probabilidade na educação básica, sem deixar de usar jogos que iniciaram e impulsionaram o desenvolvimento da teoria da probabilidade, dando ênfase às sete cartas trocadas entre os grandes matemáticos Pierre de Fermat e Blaise Pascal para desvendar o problema dos pontos do também matemático Luca Paccioli. |
Abstract: | This paper aims to introduce a new educational material for the theory probability. This material, which has an interdisciplinary and historical approach, was elaborated to support the learning of probability in basic education. This material does not exclude the classical games that have started and fueled the development of probability theory, giving emphasis to the seven letters that have been exchanged between the great mathematicians Pierre de Fermat and Blaise Pascal to unravel the problem of points due to the mathematician Luca Paccioli. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15537 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014 - Luís Cláudio Longo Moraes.pdf | Documento principal | 3.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.